Quem era a cantora que morreu hoje? Sinéad O'Connor de 'Nothing compares 2 U'
Música se tornou sucesso no mundo inteiro na década de 90
A cantora que morreu nesta quarta-feira, 26, era a irlandesa Sinéad O'Connor. A informação foi divulgada pelo jornal Irish Times, que não informou a causa da morte da artista. A famosa era mais conhecida pelo hit "Nothing compares 2 U", composta por Prince.
+ Sinead O'Connor? Quem compôs a música Nothing Compares 2 u
O que aconteceu com a cantora Sinead O'Connor?
Sinéad O'Connor morreu aos 56 anos, conforme divulgado pela imprensa internacional. A cantora fez grande sucesso em 1990, quando lançou o maior hit de sua carreira. A música é de autoria do cantor Prince, que foi lançada como parte do álbum "I Do Not Want What I Haven't Got".
A cantora teve uma vida e carreira bastante tumultuada. A irlandesa iniciou sua trajetória na música em 1987, quando lançou seu primeiro álbum de estúdio "The Lion and the Cobra", uma homenagem a sua mãe que faleceu um ano antes da divulgação do projeto.
Mas foi apenas três anos depois, com o lançamento do segundo álbum de estúdio, que ela se tornou mundialmente famosa com o hit "Nothing compares 2 U". A faixa foi eleita pela Billboard como o single #1 daquele ano e rendeu prêmios para a cantora.
Apesar do sucesso, Sinéad sofreu nas mãos de Prince, o compositor do hit. Em entrevista ao programa Good Morning Britain, em setembro de 2019, a artista revelou que foi agredida e perseguida pelo cantor por ter feito um cover da canção gravada por ele alguns anos antes. "Nós nos encontramos uma vez, não nos demos muito bem e nós tentamos nos agredir. Na verdade, ele tentava me bater e eu tentava me defender, foi uma experiência assustadora", disse.
A faixa foi o único grande hit da carreira da irlandesa, que também ficou conhecida por fortes opiniões sobre o direito das mulheres e a Igreja Católica. Em 2016, a artista rasgou uma foto do papa João Paulo 2º durante o programa americano "Saturday Night Live", causando enorme polêmica na época. A intenção era denunciar supostos abusos de crianças dentro da igreja.
Em junho de 2015, a cantora cancelou a turnê mundial, inclusive os shows que aconteceriam no Brasil, por conta de seu filho que estava gravemente doente e precisou ser hospitalizado. Sinéad já havia cancelado uma outra série de shows em 2012 devido ao transtorno bipolar que sofria.
Ainda em 2015, a irlandesa fez uma postagem em sua conta no Facebook afirmando que havia provocado uma overdose em si mesma. "Eu tomei uma overdose. [...] Não há outra maneira para conseguir respeito. Não estou em casa, estou em um hotel, em algum lugar da Irlanda, com outro nome. Se não publicasse esta mensagem, meus filhos e minha família nem sequer descobririam. Eu poderia estar morta há semanas, e eles não saberiam", escreveu. No entanto, foi encontrada em segurança pela polícia. Três anos depois, a cantora se converteu ao islamismo e mudou seu nome para Shuhada' Davitt.
O que aconteceu com o filho da cantora?
Em 2017, a cantora passou por mais um grande baque. Shane O’Connor, na época com 17 anos, filho da irlandesa, foi encontrado morto após ficar dois dias desaparecido.
O jovem lutava contra uma grave depressão, assim como a mãe. Sinéad informou à imprensa que o adolescente estava recebendo assistência psiquiátrica no hospital, mas fugiu do lugar. "Meu lindo filho, Nevi’im Nesta Ali Shane O’Connor, a própria luz da minha vida, decidiu encerrar sua luta terrena hoje e agora está com Deus. Que ele descanse em paz e que ninguém siga seu exemplo. Meu bebê. Eu te amo muito. Por favor, fique em paz", escreveu em suas redes sociais.
A cantora teve quatro filhos. O primogênito, Jake Reynolds, 34, é fruto do primeiro casamento da famosa com o produtor John Reynolds; a segundo filha de Sinéad é Roison, 25, do relacionamento com o jornalista John Waters; em 2005, nasceu Shane, terceiro herdeiro da famosa, da relação com o cantor Donal Lunny; o filho caçula é Yeshua, 15, do namoro com Frank Bonadio.
Veja: Johnny Depp morreu? Últimas notícias do ator após acidente