Boia-fria significado: entenda o termo foi citado em Pantanal

Termo é usado para se referir aos trabalhadores rurais

Quem assistiu o capítulo de terça-feira (19) de Pantanal viu os peões falando sobre os 'boias-frias'. Também foi mostrado que Tenório (Murilo Benício) está envolvido em um crime que tirou a vida de um 'gato', responsável por esses trabalhadores. Mas afinal, qual o boia-fria significado?

Boia-fria significado

Boia-fria se refere aos trabalhadores agrícolas que geralmente ganham salários baixos e pegam serviços pesados no campo. É comum que essas pessoas não possuam vínculos empregatícios formais e trabalhem durante muitas horas por dia, podendo chegar a mais de 12 horas de expediente.

O termo é derivado da forma como eles se alimentam. Os trabalhadores levam o almoço de casa, em marmitas, mas como não há lugar para esquentar a comida, eles acabam ingerindo os alimentos frios.  No campo, 'boia' é uma gíria para comida.

O trabalho excessivo e em condições precárias já fez vítimas no Brasil. Em 2007, um grupo de 153 b0ias-frias morreu enquanto trabalhava em uma colheita de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto. De acordo com o Relatório Nacional de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais lançado naquele ano, os trabalhadores rurais não tinham acesso água potável, equipamentos de primeiros socorros e ambulância, e frequentemente passavam mal e desmaiavam.

As más condições de trabalho eram ainda piores há alguns anos atrás. Em 1984, aconteceu a greve dos boias-frias em Guariba, também conhecida como Levante de Guariba, na qual dez mil boias-frias se manifestaram por melhores condições de trabalho e salários justos. Eles trabalhavam em colheitas de cana-de açúcar e laranja sem qualquer direito trabalhista.

O termo boia-fria voltou a despertar a atenção do público após ser citado na novela Pantanal. No capítulo da última terça, Trindade (Gabriel Sater) cantou uma moda sobre os trabalhadores rurais - José Leôncio (Marcos Palmeira) explicou para Érica (Marcela Fetter) que 'boinha' é como são chamados os filhos dos boias-frias. Já o 'gato', também citado na música, é quem "agencia" esses trabalhadores.

Qual o envolvimento de Tenório com os boias-frias?

O passado de Tenório começa a ser exposto em Pantanal. Enquanto Trindade toca a moda sobre os boias-frias, a cena foi intercalada com imagens de Roberto (Cauê Campos) investigando os crimes de seu pai.

O marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) era filho de um casal de boias-frias que trabalhavam no Paraná. Eles eram "agenciados" por um "gato" chamado Josenildo Telles, que dirigia o caminhão em que os pais de Tenório eram levados para a roça. Em um certo dia, o motorista perdeu o controle do veículo e causou um acidente que matou o grupo de trabalhadores, incluindo os pais do vilão.

Revoltado com acidente, Tenório, que na época era apenas um adolescente, decidiu se vingar do 'gato' e matou o homem que causou o acidente. Apesar da fúria que sentia pelo responsável pela morte de seus pais, o pai de Guta (Julia Dalavia) se arrependeu do assassinato ao conhecer o filho do motorista, que também era uma criança.

Essa não é a única morte na conta de Tenório. O público já sabe que o vilão está envolvido com a briga por terras no Sarandi, que culminou no assassinato de Chico, filho de Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes), e do pai de Muda (Bella Campos).

Quem também morreu devido a disputa por terras foi o próprio Gil e também Maria. Foi apenas na segunda fase da novela que Juma, Muda e Alcides (Juliano Cazarré) descobriram que Tenório foi o verdadeiro culpado pelas tragédias. Os três juraram que iriam se vingar do crápula, mas desistiram quando o Velho do Rio (Osmar Prado) disse que a 'natureza iria cuidar disso' - o pai de todas as sucuris tentou dar o bote no vilão, mas não conseguiu.

Tenorio
Roberto (cauê campos) descobre que tenório (murilo benício) está envolvido em morte de 'gato' - foto: reprodução/rede globo

+ Quem Tenório matou em Pantanal? Vilão se vingou na infância

+ Tenório manda matar José Leôncio com ajuda de novo peão

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes