Casa da Princesa Isabel: onde ela morou com Gastão após o casamento

Imóvel fica em Petrópolis e foi onde nasceu dois filhos da herdeira

Em Nos Tempos do Imperador, Isabel (Giulia Gayoso) acaba de se casar com Gastão (Daniel Torres). Após a união, os dois devem continuar morando no Rio de Janeiro, assim como na vida real. A casa da verdadeira Princesa Isabel está localizada em Petrópolis, e está de pé até hoje.

Como era a casa da Princesa Isabel?

A casa da Princesa Isabel pertenceu primeiramente ao Barão do Pilar, um fazendeiro membro da primeira diretoria do Banco do Brasil. Foi em 1876 que a herdeira do trono e seu marido, o Conde D’Eu, compraram a residência. O imóvel está localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Com vista para a Catedral de São Pedro de Alcântara, a casa é grandiosa e possui um jardim.

O frontão ostenta o monograma G.I., de Gastão & Isabel.

A construção, em estilo neoclássico, foi pintada em tom de tijolo característico das residências pertencentes à família imperial do Brasil durante o período imperial brasileiro (1822-1889)

Foi lá que nasceram os dois primeiros filhos da herdeira do trono, Pedro de Alcântara e Luís Maria, e onde foi tirada a última foto da família imperial no Brasil antes de terem sido forçados a irem para o exílio.

Após a proclamação da república, o imóvel passou a ser ocupado por delegações diplomáticas. Hoje, a Casa da Princesa Isabel não está aberta para visitas internas, somente externas, mas já recebeu eventos como casamentos e exposições. Para ver a casa somente pelo lado de fora, a entrada é franca.

 

Casa2
Imóvel está localizado em petrópolis – foto: reprodução/cosntance zahn

 

Isabel 1
Teresa cristina, antônio, isabel, d. Pedro ii, pedro augusto de saxe-coburgo, conde d’eu, e os príncipes luís e pedro de alcântara na faixada da casa – foto: reprodução/domínio público

 

Palácio da Guanabara também foi casa da Princesa Isabel

Palácio da guanabara 
Briga judicial pelo palácio durou 125 anos – foto: agência brasil/reprodução

O que poucos sabem é que um ano após se casar, já em 1865, o Palácio da Guanabara no Rio de Janeiro também tornou-se a residência da Princesa Isabel e de seu esposo, o Conde d’Eu. O local ficou conhecido como Paço Isabel e existe até hoje na Rua Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio.

O imóvel pertenceu à princesa Isabel e a família Imperial até a proclamação da República, em 1889, quando foi confiscado pelo governo militar e transferido ao patrimônio da União.

Descendentes da família imperial tentaram recuperar a construção em um briga judicial que durou 125 anos. Em 2020, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o palácio pertence à União.

A família real nunca recebeu uma indenização pela desapropriação.

Nos Tempos do Imperador

A atual novela das seis da Globo retrata o reinado de Dom Pedro II (Selton Mello) e sua relação com sua família. Atualmente na trama, Isabel está casada com Gastão, e Leopoldina (Bruna Griphao) está prestes a se unir a Augusto (Gil Coelho).

Escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo. Todos os capítulos ficam salvos no GloboPlay após a exibição.

Você pode gostar também