Casa da Princesa Isabel: onde ela morou com Gastão após o casamento

Imóvel fica em Petrópolis e foi onde nasceu dois filhos da herdeira

Em Nos Tempos do Imperador, Isabel (Giulia Gayoso) acaba de se casar com Gastão (Daniel Torres). Após a união, os dois devem continuar morando no Rio de Janeiro, assim como na vida real. A casa da verdadeira Princesa Isabel está localizada em Petrópolis, e está de pé até hoje.

Como era a casa da Princesa Isabel?

A casa da Princesa Isabel pertenceu primeiramente ao Barão do Pilar, um fazendeiro membro da primeira diretoria do Banco do Brasil. Foi em 1876 que a herdeira do trono e seu marido, o Conde D'Eu, compraram a residência. O imóvel está localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Com vista para a Catedral de São Pedro de Alcântara, a casa é grandiosa e possui um jardim.

O frontão ostenta o monograma G.I., de Gastão & Isabel.

A construção, em estilo neoclássico, foi pintada em tom de tijolo característico das residências pertencentes à família imperial do Brasil durante o período imperial brasileiro (1822-1889)

Foi lá que nasceram os dois primeiros filhos da herdeira do trono, Pedro de Alcântara e Luís Maria, e onde foi tirada a última foto da família imperial no Brasil antes de terem sido forçados a irem para o exílio.

Após a proclamação da república, o imóvel passou a ser ocupado por delegações diplomáticas. Hoje, a Casa da Princesa Isabel não está aberta para visitas internas, somente externas, mas já recebeu eventos como casamentos e exposições. Para ver a casa somente pelo lado de fora, a entrada é franca.

 

Casa2
Imóvel está localizado em petrópolis - foto: reprodução/cosntance zahn

 

Isabel 1
Teresa cristina, antônio, isabel, d. Pedro ii, pedro augusto de saxe-coburgo, conde d'eu, e os príncipes luís e pedro de alcântara na faixada da casa - foto: reprodução/domínio público

 

Palácio da Guanabara também foi casa da Princesa Isabel

Palácio da guanabara 
Briga judicial pelo palácio durou 125 anos - foto: agência brasil/reprodução

O que poucos sabem é que um ano após se casar, já em 1865, o Palácio da Guanabara no Rio de Janeiro também tornou-se a residência da Princesa Isabel e de seu esposo, o Conde d'Eu. O local ficou conhecido como Paço Isabel e existe até hoje na Rua Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio.

O imóvel pertenceu à princesa Isabel e a família Imperial até a proclamação da República, em 1889, quando foi confiscado pelo governo militar e transferido ao patrimônio da União.

Descendentes da família imperial tentaram recuperar a construção em um briga judicial que durou 125 anos. Em 2020, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o palácio pertence à União.

A família real nunca recebeu uma indenização pela desapropriação.

Nos Tempos do Imperador

A atual novela das seis da Globo retrata o reinado de Dom Pedro II (Selton Mello) e sua relação com sua família. Atualmente na trama, Isabel está casada com Gastão, e Leopoldina (Bruna Griphao) está prestes a se unir a Augusto (Gil Coelho).

Escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo. Todos os capítulos ficam salvos no GloboPlay após a exibição.

Você pode gostar também
5 Comentários
  1. Avatar de antonio soares
    Antonio Soares Diz

    Por que todas as explicações sobre a família imperial é feita pela metade? Aqui só apresentou a casa da princesa Isabel em Petrópolis, por que não diz que a casa dela no Rio de Janeiro é hoje o Palácio Guanabara, depois de uma série de reformas? E que houve até um processo dos atuais descendentes em retomar de volta a posse do imóvel sem sucesso?

    1. Avatar de mari
      Mari Diz

      Antonio Soares Diz,acho q tu não leu toda a reportagem,tenta ler de novo,fala sobre tudo isso .

    2. Avatar de gildon
      Gildon Diz

      No mínimo a União possui uma dívida histórica com os herdeiros da monarquia, deve uma retratação de desculpas e a devolução de tudo que confiscou da coroa “murruga-brasileira”.

  2. Avatar de diana
    Diana Diz

    Família Real e seus descendentes mereciam uma indenização pelo que sofreram seus (bi)avós os quais foram expulsos na calada da noite para não provocar revolta ou manifestação popular. Ao contrário do que nos foi dito “a Proclamação da República ” que nem teve ato popular foi feito por alguns militares. E além de expulsarem a família Imperial com Dom Pedro II idoso e sua esposa doente, tomaram tudo deles; pois saíram com a roupa do corpo. Hoje temos isso aí,uma política social plena, Educação, respeito total ao cidadão! Parabéns a República!!

    1. Avatar de roberto
      Roberto Diz

      Usaram o dinheiro do Brasil para construir o palácio e querem ficar com ele??? Indenização???? Levaram todo ouro do Brasil para Portugal era a família real que deveria pagar uma indenização para os indígenas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes