Conheça o palácio onde a Princesa Isabel morou no RJ

Processo da família Orléans para reaver o imóvel durou 125 anos

Além da casa de Petrópolis, a princesa Isabel também teve uma residência na cidade do Rio de Janeiro, hoje conhecida como Palácio de Guanabara. Na época, o local se chamava Paço Isabel. Atualmente, o imóvel é usado como sede oficial do governo do estado.

Onde fica o palácio da Princesa Isabel?

O Palácio Guanabara serviu de moradia para Isabel e seu marido Conde D’Eu após o casamento do casal, em 1865. O imóvel foi comprado pela família imperial brasileira e depois reformado.

O local pertenceu aos príncipes até 1889, quando foi proclamada a república. Na época, a família foi obrigada a ir para o exílio e o palácio foi confiscado pelo governo militar que assumiu o comando do Brasil e transferido ao patrimônio da União.

Em 1895, a princesa Isabel abriu um processo contra a União e exigiu a devolução do Palácio Guanabara. A ação chegou a ser extinta em 1960, mas devido a pressão da família Orléans e Bragança, foi reaberto.

O processo durou até agosto de 2020, completando 125 anos de ação. Vale lembrar que a Princesa Isabel morreu em 1921, quase 100 anos antes do fim do processo.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o STF declarou o caso como trânsito em julgado, o que impede a família de recorrer à justiça novamente. O imóvel continua pertencendo à União e os descendentes da família imperial não receberão indenização.

Palacio
Palácio guanabara – foto: reprodução

 

Interior
Interior do palácio guanabara – foto: reprodução

Casa da Princesa Isabel em Petrópolis

Nos Tempos do Imperador

Na faixa das seis horas, a Globo exibe Nos Tempos do Imperador, que mostra a história do reinado de Dom Pedro II, que na trama é interpretado por Selton Mello. O folhetim também aborda a relação de Pedro com Teresa Cristina (Letícia Sabatella) e Luísa (Mariana Ximenes), além dos casamentos de Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao).

Escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo. Todos os capítulos ficam salvos no GloboPlay após a exibição.

Você pode gostar também