Conheça o palácio onde a Princesa Isabel morou no RJ

Processo da família Orléans para reaver o imóvel durou 125 anos

Além da casa de Petrópolis, a princesa Isabel também teve uma residência na cidade do Rio de Janeiro, hoje conhecida como Palácio de Guanabara. Na época, o local se chamava Paço Isabel. Atualmente, o imóvel é usado como sede oficial do governo do estado.

Onde fica o palácio da Princesa Isabel?

O Palácio Guanabara serviu de moradia para Isabel e seu marido Conde D'Eu após o casamento do casal, em 1865. O imóvel foi comprado pela família imperial brasileira e depois reformado.

O local pertenceu aos príncipes até 1889, quando foi proclamada a república. Na época, a família foi obrigada a ir para o exílio e o palácio foi confiscado pelo governo militar que assumiu o comando do Brasil e transferido ao patrimônio da União.

Em 1895, a princesa Isabel abriu um processo contra a União e exigiu a devolução do Palácio Guanabara. A ação chegou a ser extinta em 1960, mas devido a pressão da família Orléans e Bragança, foi reaberto.

O processo durou até agosto de 2020, completando 125 anos de ação. Vale lembrar que a Princesa Isabel morreu em 1921, quase 100 anos antes do fim do processo.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o STF declarou o caso como trânsito em julgado, o que impede a família de recorrer à justiça novamente. O imóvel continua pertencendo à União e os descendentes da família imperial não receberão indenização.

Palacio
Palácio guanabara - foto: reprodução

 

Interior
Interior do palácio guanabara - foto: reprodução

Casa da Princesa Isabel em Petrópolis

Nos Tempos do Imperador

Na faixa das seis horas, a Globo exibe Nos Tempos do Imperador, que mostra a história do reinado de Dom Pedro II, que na trama é interpretado por Selton Mello. O folhetim também aborda a relação de Pedro com Teresa Cristina (Letícia Sabatella) e Luísa (Mariana Ximenes), além dos casamentos de Isabel (Giulia Gayoso) e Leopoldina (Bruna Griphao).

Escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, Nos Tempos do Imperador vai ao ar de segunda a sábado, às 18h25, horário de Brasília, na Globo. Todos os capítulos ficam salvos no GloboPlay após a exibição.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de joseli soares sales
    Joseli Soares sales Diz

    Sempre tive vontade de conhecer um castelo ppr dentro será possível?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes