Em qual emissora passou a novela Pantanal original?

Trama vai ganhar uma nova versão na Globo a partir de março

Pantanal foi exibida pela primeira vez há 32 anos e foi um verdadeiro fenômeno da televisão aberta. O folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa deu trabalho para a Globo e chegou a deixar o canal da família Marinho para trás em audiência. Afinal, em qual emissora passou a novela Pantanal?

Em qual emissora passou a novela Pantanal?

A versão original de Pantanal foi exibida na TV Manchete entre 27 de março e 11 de dezembro de 1990. Em um primeiro momento, a novela foi oferecida para a Globo, que se recusou a produzir o folhetim. Foi então que o autor decidiu apresentar para a emissora concorrente, que se convenceu a realizar o projeto.

A história de Juma Marruá, na época foi interpretada pela atriz Cristiana Oliveira, fechou com média geral de 22 pontos, a maior da história da TV Manchete. Alguns dos capítulos chegaram a bater a audiência da Globo e do SBT, chegando a 31 pontos contra 21 da emissora dos Marinho. O folhetim também fez sucesso no mercado publicitário, conseguindo anunciantes como Bradesco, Bombril, Tang e Perdigão.

Com o estrondoso sucesso, outras emissoras ficaram de olho em Pantanal. É o caso do SBT, que em 2008, reprisou a história como uma forma de brigar pelo segundo lugar na audiência com a Record. Mais uma vez, Pantanal entregou bons índices de audiência, dando 15 pontos de média, com picos de 20.

A exibição pelo canal de Silvio Santos rendeu um processo movido pelo autor da trama - quando o SBT comprou a novela durante um leilão da falida Manchete, todos os envolvidos na produção receberiam valores que não condiziam com o que deveria ser pago. A Globo também se envolveu na briga, pois já havia comprado os direitos para produzir o remake da trama.

Juma parrua pantanal
Cristiana oliveira deu vida a juma marruá na versão original de pantanal em 1990 - foto: reprodução/arquivo bloch

Quando estreia o remake de Pantanal?

A Globo já bateu o martelo e a nova versão de Pantanal vai ao ar em 14 de março, após o término de Um Lugar ao Sol, atual novela das nove.

A novela está sendo adaptada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da primeira versão. Agora, os personagens do folhetim serão interpretados por outros atores já conhecidos do público.

O papel de Juma Marruá ficou com a jovem atriz Alanis Guillen, enquanto Jesuíta Barbosa será Jove. Maria, mãe de Juma e mulher com o poder sobrenatural de se transformar em onça pintada, ficou a cargo de Juliana Paes.

O vilão Tenório será vivido por Murilo Benício e sua filha Guta será interpretada pela atriz Julia Dalavia. Débora Bloch interpretará Maria Bruaca.

Renato Góes, Marcos Palmeira, Bruna Linzmeyer, Gabriel Stauffer, Caco Ciocler, Juliano Cazarré, Osmar Prado, José Loreto e Dira Paes completam o elenco principal.

Leia também: Elenco do remake da novela Pantanal: quem é quem na trama

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes