Cinema & TV

Tudo sobre o filme Mank, aposta da Netflix para o Oscar 2021

Se você gosta de acompanhar os lançamentos da Netflix ou do universo cinematográfico, certamente já leu o nome Mank. A nova produção da plataforma de streaming já está recebendo críticas muito favoráveis, e deve receber grandes indicações ao Oscar 2021.

Escrito por

Se você gosta de acompanhar os lançamentos da Netflix ou do universo cinematográfico, certamente já leu o nome do filme Mank. A nova produção da plataforma de streaming já está recebendo críticas muito favoráveis, e deve receber grandes indicações ao Oscar 2021.

O longa já teve uma estreia limitada em cinemas no dia 13 de novembro, mas chegara ao catálogo da Netflix em 4 de dezembro. Por isso, separamos as principais informações sobre o filme Mank, a aposta de David Fincher e Netflix.

Qual é o enredo de Mank?

Dirigido e produzido pelo renomado David Fincher (Clube da Luta, Se7en e Zodíaco), Mank é o maior lançamento da Netflix em 2020. O enredo do filme gira em torno de Herman J. Mankiewicz, ou Mank, roteirista responsável pela criação de Cidadão Kane - um dos melhores filmes já produzidos. Embora foque na problemática figura do roteirista, o filme também oferece um vislumbre de como era a vida na alta sociedade de Hollywood entre as décadas de 1930 e 1940.

Surpreendentemente, o roteiro do filme foi escrito na década de 1990 por Jack Fincher, pai do cineasta responsável pela produção. A produção era planejada por David Fincher muito antes deste ano, mas a morte do pai e outras questões atrasaram o lançamento da Mank.

Aposta da Netflix para o Oscar 2021

Como resultado da pandemia, a indústria cinematográfica acabou estagnando sua agenda de grande lançamentos de 2020. Mas as empresas de streaming e drive-ins provaram sua importância e surgiram como uma alternativa forte para o cinema. 

Para a Netflix, fortalecida dentro deste contexto, Mank é a sua aposta artística no setor, pois o projeto de Fincher é uma obra ambiciosa e recheada de grandes atores e com um roteiro promissor. As críticas feitas até o momento elogiam diversos itens como direção, trilha-sonora, fotografia e atuação. Portanto, considerando o bom histórico da Netflix em edições passadas do Oscar, é extremamente provável que Mank receba algumas indicações - inclusive de melhor roteiro. 

Quem fez a trilha sonora?

Dificilmente a trilha sonora de Mank será ignorada pela Academia, pois ela é um grande trunfo do filme. Sua realização ficou por conta da dupla Trent Reznor e Atticuss Ross, que já trabalharam com David Fincher na música de projetos como A Rede Social, Garota Exemplar e The Girl with the Dragon Tattoo.

Para quem já ouviu o trabalho do duo de músicos da banda Nine Inch Nails, a trilha de Mank será uma enorme surpresa, pois foge completamente do estilo eletrônico realizado por eles em trabalhos anteriores. Isso ocorre graças à utilização de instrumentos da década de 1940, uma ideia surgida para adequar a sonoridade de Reznor e Ross ao período em que se passa o filme. Caso tenha curiosidade, uma prévia da trilha-sonora pode ser ouvida acima.

O elenco de Mank:

  • Gary Oldman como Herman J. Mankiewicz
  • Amanda Seyfried como Marion Davies
  • Charles Dance como William Randolph Hearst
  • Tom Burke como Orson Welles

Assista ao trailler

 

Sobre Cidadão Kane, filme com roteiro escrito por Mank

Para muito críticos, cidadão kane é o maior filme realizado na história do cinema.

Além de mostrar os problemas pessoas e a persona extravagante de Herman J. Mankiewicz, o novo filme da Netflix investiga a criação do roteiro de Cidadão Kane, filme apontado como um dos maiores na história do cinema. Sua história acompanha a vida e a morte de Charles Foster Kane, um magnata da imprensa baseado na figura de William Randolph Hearst.

Lançado em 1941, o roteiro deste filme foi inovador para a época, pois estabelece uma curiosa estrutura narrativa com personagens muito ricos (nada muito difícil de ser criado, afinal Mank e Orson Welles viviam no meio de pessoas similares). Certamente, assistir Cidadão Kane é imprescindível para uma maior apreciação do novo projeto da Netflix.

Última modificação em 28/07/2022 15:14

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Compartilhe
Escrito por