História da novela Pantanal tem conflito por terras e mulher que vira onça

Maria e Gil se mudam para a região pantaneira após morte do terceiro filho

A história da novela Pantanal tem como tema principal a vida dos peões da região pantaneira e mostra importantes temas como a luta por terras. Ao longo da trama, o público é apresentado a Maria Marruá (Juliana Paes), mulher que perde seus três filhos durante conflitos contra fazendeiros. Ela também tem o poder sobrenatural de se transformar em onça-pintada quando se sente ameaçada e é mãe de Juma (Alanis Guillen).

Disputa por terras marca a história da novela Pantanal

Logo no primeiro capítulo, foi mostrado o conflito entre a família Marruá e poderosos donos de terra. Maria diz para Gil (Enrique Diaz), seu marido, que não aguentaria perder um terceiro filho em uma guerra com fazendeiros - dois deles morreram, restando apenas Chico (Tulio Sterling).

Entretanto, no segundo capítulo, o jovem morrerá, deixando o casal devastado. A família será expulsa das terras compradas de Tenório (Murilo Benício), golpista que na verdade nunca foi dono do pedaço de campo que vendeu para os Marruás.

O verdadeiro dono da propriedade manda os jagunços tirarem a família de lá a força e Chico acaba assassinado. Para vingar a morte do filho, Gil mata o fazendeiro em frente de toda a sua família.

Marcados por tantas tragédias em suas vidas, Maria e Gil decidem se mudar para o Pantanal em busca de um novo lugar para reconstruírem suas vidas. A mulher engravida mais uma vez e dá à luz a Juma. Ela passa a criar a menina sozinha depois que o marido é assassinado por grileiros.

Maria marrua
Maria marruá (juliana paes) chora a morte de chico (tulio sterling) em pantanal - foto: reprodução/globo

 

Maria Marruá vira onça?

Com a morte de Gil, Maria Marruá se isola em uma casa com Juma e se torna uma das mulheres mais temidas da região. Isso porque correm boatos de que a matriarca se transforma em onça-pintada quando se sente ameaçada.

Juma herda o poder sobrenatural da mãe. Ao longo da trama, Maria também será assassinada, a mando de Muda (Bella Campos), e sua filha ficará sozinha no mundo.

Também é na segunda fase que Juma conhece e se apaixona por Jove (Jesuíta Barbosa). O rapaz é filho do fazendeiro José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira) e vai ao Pantanal para se reaproximar do pai, depois de anos afastado dele.

Qual a história de juma marruá
Juma marruá vira onça-pintada assim como a mãe - foto: reprodução/globo

 

História da novela Pantanal mostra o sobrenatural

Pantanal é conhecida não só por mostrar uma das regiões mais bonitas do Brasil, mas por adicionar elementos sobrenaturais à narrativa.

Além de Maria e Juma, que se transformam em onça-pintada, há também o Velho do Rio, interpretado por Claudio Marzo em 1990 e por Osmar Prado no remake da Globo. O personagem é um curandeiro que ajuda as pessoas atacadas por uma cobra venenosa típica da região e também auxilia quem se perde por ali.

Um mistério gira em torno do personagem: reza a lenda que o Velho do Rio também tem um poder sobrenatural e consegue se transformar na maior sucuri do Pantanal. Há também quem acredite que ele possa ser Joventino, o pai desaparecido de Zé Leôncio.

O protagonista só se encontra com o Velho do Rio nos capítulos finais da novela, quando o peão sofre um infarto fatal. Sua alma encontra a do curandeiro e o mistério sobre o desaparecimento de Joventino é revelado.

Osmar prado
Osmar prado é o velho do rio - foto: reprodução/globo

 

+ Tenório novela Pantanal: quem fez o vilão de 1990; veja nova versão

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes