Nos Tempos do Imperador: Dom Pedro 2 abdicou do trono na vida real?

Na novela, se discutiu o assunto para que Dom Pedro II pudesse ir para a guerra.

Na novela Nos Tempos do Imperador, o personagem de Selton Mello flertou com uma possível renúncia ao trono, para que pudesse ir para a guerra. Deixando a ficção de lado e pensando no que realmente aconteceu, Dom Pedro 2 abdicou do trono brasileiro?

Dom Pedro 2 abdicou do trono?

Na história real, o imperador não abdicou, Dom Pedro 2 foi governante do país até 1889, quando aconteceu a Proclamação da República e a família imperial foi expulsa do Brasil. Atualmente, a novela das 6 está no ano de 1865, a trama seguirá até o final da Guerra do Paraguai, em 1870.

Apesar de nunca ter abdicado o trono brasileiro, Dom Pedro 2 chegou a se afastar da liderança do país algumas vezes. Em três ocasiões em que o imperador precisou ir ao exterior, a princesa Isabel se tornou regente do país. Isso aconteceu primeiro em 1871, depois de 1876 a 1877 e por último de 1887 a 1888. Na primeira vez que assumiu a regência do país, Isabel sancionou a Lei do Ventre Livre junto José Maria da Silva Paranhos e Visconde do Rio Branco, na terceira e última vez ela assinou a Lei Aurea.

Um curiosidade é que Dom Pedro 2 não abdicou o trono, mas chegou a coroa do Brasil desta maneira, pois seu pai, Dom Pedro 1, não havia morrido quando o filho assumiu o poder, ele abdicou. Em abril de 1831, o imperador renunciou ao seu cargo e voltou para Portugal. Assim Dom Pedro II, que na época estava próximo de completar 6 anos, assumiu a nação como príncipe regente. Apenas aos 14 anos e 7 meses ele se tornou oficialmente imperador do Brasil.

Familia imperial
Na esquerda dom pedro ii, no centro dom pedro i e por último isabel - foto: reprodução/wikimedia commons

Na novela das 6

Dom Pedro 2 quase abdicou do trono em Nos Tempos do Imperador. Com a Guerra do Paraguai deixando o imperador sem dormir, ele resolveu que queria lutar contra Solano Lopez. Porém, a decisão do personagem não foi aprovada pelos ministros, por conta do risco, o que fez com que Dom Pedro II tomasse uma decisão drástica. "Se decidiram impedir que o imperador vá para a guerra, muito bem. Não serei mais imperador! Vou abdicar do trono em favor de minha filha", comentou no capítulo da última sexta-feira (26).

Como Isabel estava em lua de mel com Gastão, o imperador disse que então deixaria Leopoldina como regente até o retorno da filha mais velha. Ele chegou a redigir uma carta de renúncia e disse que o país estaria em boas mãos com a filha.

No entanto, nos próximos capítulos, antes de Dom Pedro 2 assinar a carta de renúncia e abdicar do trono, Caxias avisará que o conselho de ministros se reuniu novamente e permitiu que o imperador vá para a guerra. "Como comandante em chefe", explica.

Assista o vídeo da novela Nos Tempos do Imperador:

As informações foram revisadas por Talita Sobrinho, formada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestre em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes