Novelas de Elizabeth Jhin: relembre sucessos da autora

Ao longo dos anos, as novelas de Elizabeth Jhin abordaram temas que giram em torno da espiritualidade, como vidas passadas e almas gêmeas

Ao longo dos anos, com histórias para todos os gostos e faixas etárias, várias novelas marcaram a vida dos brasileiros e entraram para a lista dos clássicos da teledramaturgia. Com mais de três décadas criando para a Rede Globo, a autora Elizabeth Jhin é um dos nomes responsáveis por alguns dos principais folhetins da TV e ficou eternizada por uma característica comum em seus trabalhos: a abordagem de elementos espirituais. Novelas de Elizabeth Jhin são sucessos da faixa das 18 horas.

A história da novelista na criação de histórias começou cedo e Jhin foi aluna da primeira oficina de roteiros da TV Globo. Antes de assumir os próprios títulos, a mineira colaborou com obras de nomes como Manoel Carlos e Walther Negrão – tendo trabalhado nos sucessos ‘Tropicalmente’ (1994), ‘Anjo de Mim’ (1996), ‘Era Uma Vez’ (1998) e ‘Vila Madalena’ (1999).

Novelas de Elizabeth Jhin e a espiritualidade

 

A temática espiritualista, como já mencionado, é uma característica marcante dos trabalhos da autora. Em suas histórias, Elizabeth Jhin retrata o amor e aborda questões acerca da evolução espiritual, destacando narrativas como a vida após a morte, o livre arbítrio e a existência de almas gêmeas.

A novelista não teve seu contrato renovado e está fora da Globo desde junho deste ano. Por isso, o DCI te convida a relembrar 5 sucessos de Elizabeth Jhin que marcaram a programação da emissora.

Eterna Magia: a estreia da autora

A primeira novela de Elizabeth Jhin nas telas da Globo foi ‘Eterna Magia’, de 2007. A trama se desenvolveu entre 1938 e 1946, em uma cidade do interior de Minas Gerais, e contava a história da lenda das Valentinas – uma espécie de coven do qual a protagonista, Nina (Maria Flor), era descendente e havia herdado o dom da cura.

O trabalho ganhou destaque internacional e a atriz Irene Ravache, que viveu Lorena na trama, foi indicada ao Prêmio Emmy na categoria ‘Melhor Atriz’.

Novelas de elizabeth jhin
Nina (maria flor) e conrado (thiago lacerda) em eterna magia. (foto: reprodução/rede globo

Escrito Nas Estrelas

De 2010, ‘Escrito Nas Estrelas’ foi a novela de Elizabeth Jhin com a colaboração de Eliane Garcia, Lílian Garcia, Denise Bandeira e Duba Elia. A trama, uma das mais famosas da autora, questionava os limites entre os planos físico e espiritual, abordando temas como a genética humana.

A novela foi definida pela autora como a mistura do cotidiano com a espiritualidade e teve nomes como Humberto Martins, Nathalia Dill, Jayme Matarazzo, Alexandre Nero no elenco principal.

Novelas elizabeth jhin
Alexandre nero viveu o vilão gilmar almeida em ‘escrito nas estrelas’. (foto: reprodução/rede globo)

Amor, Eterno Amor

Exibida em 2012, ‘Amor, Eterno Amor’ marcou a terceira novela de Elizabeth Jhin no horário intermediário da emissora. A crença em vidas passadas foi um dos maiores elementos da novela e, na trama, a autora trabalhou em torno de reencontros: a mãe que buscava encontrar o filho, o homem que procurava o amor da infância e almas gêmeas em busca de conexão na terra.

O elenco da novela contou com nomes como Marcelo Faria, Andreia Horta, Carmo Dalla Vecchia e Gabriel Braga Nunes.

Além do Tempo – Sucesso de Elizabeth Jhin

Tida como uma inovação de Elizabeth Jhin, ‘Além do Tempo‘ foi exibida em 2015. A novela, assim como os títulos anteriores, também teve a trama desenvolvida junto a questões espirituais, mas, desta vez, a autora mostrou o passado e o presente do casal protagonista em momentos diferentes da trama.

Novelas de elizabeth jhin
‘além do tempo’ teve duas fases ao longo da história: uma no século 19 e outra atualmente. (foto: reprodução/rede globo)

No começo da novela, a história de amor se passava no século 19 e, na segunda parte, o casal – formado por Alinne Moraes e Rafael Cardoso – se reencontrava nos dias atuais, como alma gêmeas.

Espelho da Vida

Depois do sucesso de ‘Além do Tempo’, Elizabeth Jhin emplacou mais uma novela na programação da Globo: ‘Espelho da Vida’. De 2018, a história se desenvolveu acerca de ligações do passado e do presente – ao mesmo tempo – e as viagens no tempo, por meio de um portal, feitas por Cris Valência (Vitória Strada).

Na trama, trabalharam nomes como João Vicente de Castro, Ana Lucia Torre, Vera Fischer e José Santa Cruz.

Você pode gostar também