O que acontece com os irmãos de José após o venderem como escravo

Filhos de Jacó se juntam contra o irmão por inveja.

Incentivados pelo ciúmes, os filhos de Jacó tomam uma decisão imperdoável e vendem José para um mercador de escravos, o que leva o rapaz até a terra do Egito. Depois de tal atitude, o que acontece com os irmãos de José? Os rapazes sofrem as consequências de suas mentiras?

O que acontece com os irmãos de José?

O que acontece no final da história dos irmãos de José é redenção. Depois que os rapazes vão ao Egito para comprar mantimentos e reencontram o irmão, há um momento de reconciliação e José perdoa a todos. Assim, ele pede que seu pai seja levado as terras do Faraó e todos passar a morar no Egito.

Jacó, todos os filhos, esposas, servos e demais pessoas que viviam com a família nas terras de Canaã se mudam para o Egito e moram por lá até seus últimos dias.

A Bíblia revela que os filhos de Jacó também tiveram descendentes, o que resultou em 12 tribos, formando assim a nação de Israel - A versão online da Almeida Corrigida Fiel foi consultada.

Quais foram os descendentes dos filhos de Jacó:

Rúben: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi;
Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul;
Levi: Gérson, Coate e Merari;
Judá: Er, Onã, Selá, Perez e Zerá;
Issacar: Tola, Puva, Jó e Sinrom;
Zebulom: Serede, Elom e Jaleel;
Gade: Zifiom, Hagi, Suni, Esbom, Eri, Arodi e Areli;
Aser: Imna, Isvá, Isvi, Berias e Sera;
Dã: Husim;
Naftali: Jazeel, Guni, Jezer e Silém;
José: Manassés e Efraim;
Benjamin: Belá, Bequer, Asbel, Gera, Naamã, Eí, Rôs, Mupim, Hupim e Arde.

Quais irmãos participaram da venda de José

Para quem não se lembra da história a fundo, aconteceu que 10 irmãos participaram da venda de José: Simeão, Levi, Ruben, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, Naftali, Gade e Aser. Benjamin não fez parte do plano, ele ainda era uma criança na época e não cultivava a mesma inveja de José como os demais irmãos. No total, Jacó teve 12 filhos homens e 1 filha mulher, Diná.

Depois que entregaram José nas mãos do mercador, os irmãos do rapazes enganaram o pai. Usaram a túnica colorida do jovem, manchada de sangue, para dizer ao patriarca que José foi morto por um animal selvagem. Jacó acreditou nesta história durante anos e viveu um longo luto.

Anos depois, os irmãos de José precisaram ir para o Egito, pois a fome se alastrou pelo mundo e lá era o único lugar com abundância. Quando apareceram para comprar comida, José os reconheceu. O perdão não aconteceu logo de cara, primeiro ele enganou os irmãos, que não o reconheceram.

Depois de os jogarem na prisão e testá-los, José se sensibilizou ao perceber que os irmãos mudaram e se arrependiam do que fizeram a ele. José então revela sua verdadeira identidade e se acerta com todos.

Relembre o que aconteceu com José e seus irmãos:

Trajetória de José

Depois que foi vendido, José se tornou escravo e logo foi servir a casa de Potifar. O rapaz era inteligente, íntegro e trazia prosperidade ao que tocava. Ele ganhou a confiança do general de Faraó e em pouco tempo virou responsável por cuidar da casa do militar.

Porém, a esposa mau-caráter de Potifar queria se deitar com José e sempre tentá-la seduzi-lo. O filho de Jacó se negou a ir para a cama com ela, mas a mulher se vingou. Depois de mais uma tentativa frustrada, a esposa de Potifar inventou que havia sido atacada por José.

O rapaz então foi parar na cadeia, lá ele permaneceu por anos. Enquanto estava no cárcere,  José conheceu o padeiro e o copeiro do Faraó, os dois estavam sendo atormentados por sonhos e o filho de Jacó os ajudou, pois tinha o dom de interpretar sonhos.

Tudo aconteceu da forma que José previu e quando o Faraó começou a ter sonhos estranhos, o copeiro se lembrou do jovem, que foi chamado para ajudar o soberano. Após o rapaz avisar o Faraó que seus sonhos significam 7 anos de fartura e 7 anos de grande fome, ele também explicou que era necessário que o Egito se preparasse para o momento de crise.

O Faraó então transformou José no governador do Egito e colocou o rapaz na tarefa de cuidar do assunto.

José
Na novela gênesis, josé foi interpretado por juliano laham - foto: reprodução/record

Próxima fase da novela A Bíblia

Atualmente, a novela A Bíblia da Record mostra o que aconteceu com José e seus irmãos nas escrituras. A trama reprisa cenas de Gênesis e logo começará uma nova fase, em que mostrará momentos da novela Os Dez Mandamentos.

Neste novo folhetim que será reprisado, o público assistirá a situação do povo de Israel no Egito depois de anos após a morte de José e sua família. Agora, os hebreus se tornaram escravos e sofrem nas mãos dos egípcios. Moisés será o escolhido por Deus para libertá-los.

A Record ainda não revelou o dia em que começa a nova fase da novela A Bíblia, por enquanto os resumos ainda mostram a história de José.

Pragas do egito na novela os dez mandamentos
Moisés na novela os dez mandamentos foi interpretada por guilherme winter - foto: reprodução /record tv

 

Leia também

Novela A Bíblia: por que Rebeca gostava mais de Jacó?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes