Onde fica Sarandi, cidade de Maria Marruá na novela Pantanal

História trágica de Maria Marruá e Gil começa no Sarandi.

Onde fica Sarandi deu início a trajetória de Maria Marruá e Gil no passado sombrio de Tenório. E não foi apenas o casal que seu mal por lá por confiar no marido de Maria Bruaca, outros personagens também foram vítimas das ações do mau-caráter interpretado por Murilo Benício na novela Pantanal.

Onde fica Sarandi da novela Pantanal?

A cidade Sarandi citada na novela Pantanal fica no Paraná, na região Metropolitana de Maringá - situada geograficamente a noroeste do estado. De acordo com a estimativa feita pelo IBGE em 2019, a população da cidade era de 96 688 habitantes.

Além desta, há também uma outra cidade brasileira chamada Sarandi que fica no Rio Grande do Sul, mas a abordada na novela é a do Paraná.

De acordo com informações do governo estadual paranaense, Sarandi começou a ser traçada por volta de 1947 e era subordinada ao município de Marialva até o começo dos anos 1980. Porém, nas áreas rurais já haviam famílias desde a década de 1930. Os primeiros moradores de onde fica Sarandi eram naturais de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e de regiões do Nordeste, que buscavam trabalho em lavouras de café.

O início da área urbana de Sarandi começou apenas em 1974, quando os primeiros terrenos começaram a ser vendidos por loteadoras. A explosão imobiliária ocorreu cerca de dois anos depois. Uma grande parte das famílias das áreas urbanas da região deixou o campo e migrou para os novos terrenos urbanos por conta da geada que dizimou os cafezais.

Para deixar de ser subordinada de Marialva e se tornar um município independente, Sarandi passou por um plebiscito popular em 1981.

Onde fica sarandi
Onde fica sarandi? Cidade é localizada no pantanal - foto: reprodução/guia do turismo brasil

 

Sarandi parana
Igreja na cidade paranaense - foto: reprodução/guia do turismo brasil

 

Onde fica sarandi
Prefeitura de onde fica sarandi - foto: reprodução/prefeitura

Maria Marruá e Gil em Sarandi

Foi onde fica o Sarandi que a trajetória de Maria Marruá e as demais vítimas de Tenório começou na novela Pantanal. Maria e o marido Gil haviam comprado terras na cidade paranaense, mas foram enganados. A verdade é que eles pagaram pelo local a Tenório, que não era o verdadeiro dono do lugar. Assim, o vilão ficou com o dinheiro da dupla e o verdadeiro dono das terras não sabia de nada.

A confusão acaba criando atritos entre os verdadeiros donos do lugar em que Maria Marruá, Gil e Chico - o filho do casal  - vivem. A briga pelas terras após o golpe faz com que Chico morra. Com a perda do terceiro e último filho, Gil resolve se vingar e quem acaba morto desta vez é o pai de Muda, que no futuro parte para o pantanal para pagar na mesma moeda.

Maria e Gil deixam o Sarandi e se mudam para o pantanal, mas o passado não fica de fato para trás. Gil é assassinado e anos depois Maria Marruá morre por um jagunço que chegou nas terras de José Leõncio junto de Muda para vingar o que aconteceu no Paraná.

Quem também tem histórico em onde fica Sarandi e no passado de Tenório é Alcides. Para Juma, o funcionário de Tenório - e futuro amante de Maria Bruaca - revela que seu pai foi morto por Chico, irmão de Juma. Tudo aconteceu por conta do golpe de Tenório, que gerou a briga por terras.

Juma nunca chegou a colocar os pés onde fica Sarandi. A jovem foi concebida depois que os pais chegaram ao pantanal e nasceu por lá. A primeira vez que ela deixou sua amada tapera para trás foi quando viajou com Jove para o Rio de Janeiro.

Relembre a história dos pais de Juma:

Leia também

O que é cramulhão, citado por Trindade na novela Pantanal?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes