Princesa Leopoldina ou Princesa Isabel: quem assinou a lei áurea?

Saiba o que aconteceu na história do Brasil.

Quem se interessa por história sabe que quem assinou a lei áurea no Brasil foi uma princesa, filha de Dom Pedro II. Mas de qual das princesas estamos falando? O imperador teve duas herdeiras de idades parecidas. Sempre há a possibilidade de confusão quando falamos em assuntos que exigem memória, por isso é bom sempre dar confirmada nos livros de história.

Quem assinou a lei áurea?

A Lei Áurea, que concedia liberdade para as milhares de pessoas ao redor do país que viviam como escravas, foi assinada pela princesa Isabel. A sanção desta lei aconteceu no dia 13 de maio de 1888, um pouco mais de um ano antes da Proclamação da República, que tirou a família real do poder e instalou o federalismo no Brasil.

A Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel, pois a moça estava no cargo de chefe de estado durante a ausência do imperador Dom Pedro II, que havia viajado para o exterior.

Antes da data em que assinou a Lei Áurea, Isabel já havia sido regente do país na ausência de Dom Pedro II em duas outras ocasiões, em 1871, quando sancionou a Lei do Ventre Livre, e de 1876 a 1877.

Trecho do jornal
O jornal "gazeta de notícias" publicou sanção da lei nas páginas do periódico em 1888 - foto: gazeta de notícias/reprodução

Leopoldina havia renunciado

Leopoldina nunca poderia ter sido a princesa que assinou a Lei Áurea, pois a nobre ficou bem longe do poder da coroa brasileira. Depois que se casou com Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, um príncipe alemão, a filha de Dom Pedro II renunciou ao seu título no Brasil. Ela então se tornou apenas Duquesa de Saxe e passou a viver na Europa.

Mesmo que a princesa viesse ao Brasil para dar a luz aos filhos, Leopoldina não estava mais na linha de sucessão de trono. Apenas Isabel era herdeira da coroa, pois Leopoldina havia renunciado e os outros irmãos de Isabel, Pedro Afonso e Afonso Pedro, morreram ainda pequenos.

Além disso, Leopoldina não chegou a ver a irmã como regente do Brasil e muito menos assinar a Lei Áurea em 1888, a jovem morreu aos 23 anos de idade em 1871, quando ficou doente ao beber água contaminada em Viena, enquanto morava na Áustria, e morrer por febre tifoide.

Leopoldina e isabel
Na esquerda leopoldina e na direita isabel, irmãs tinham um ano de diferença - foto: wikipedia commons/reprodução

 

Leia também - Princesa Isabel morreu com quantos anos?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes