Qual é a ordem cronológica correta para assistir Star Wars?

Certamente uma das franquias mais bem-sucedidas, Star Wars ainda é relevante mesmo após 44 anos de seu primeiro lançamento.

Quase meio século se passou desde que o primeiro filme de Star Wars mudou o cinema para sempre em 1977, com a franquia ainda forte décadas depois. Como resultado, há mais opções do que nunca para escolher.

Se você quiser assistir aos filmes e shows em ordem, você tem algumas opções. Alguns afirmam que existem cinco ordens diferentes nas quais você pode assistir à saga, mas existem algumas formas preferidas amplamente aceitas.

Qual é a ordem cronológica dos filmes de Star Wars?

Embora o primeiro filme seja de 1977, é importante que os interessados na saga não se importem tanto com as datas de lançamentos; e as claras diferenças estéticas dos filmes. A ordem correta a seguir seguida pelos novos fãs dos filmes é:

1 -  I - A Ameaça Fantasma (1999)

2 -  II - O Ataque dos Clones (2002)

3 - Guerra dos Clones (2008) - série animada

4 -  III - A Vingança dos Sith (2005)

5 - Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

6 - The Bad Batch (2021) - série animada

7 - Star Wars Rebels (2014) - série animada

8 - Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

9 - IV - Uma Nova Esperança (1977)

10 - V - O Império Contra-Ataca (1980)

11 - VI - O Retorno do Jedi (1983)

12 - O Mandaloriano (2019) - série live-action

13 - Star Wars: A Resistência (2018) - série animada

14 -  VII - O Despertar da Força (2015)

15 -  VIII - Os Últimos Jedis (2017)

16 - IX - A Ascensão Skywalker (2019)

George Lucas sempre quis que o filme original de Star Wars fosse uma pequena parte de uma história muito maior. Então, só porque foi o primeiro filme a ser lançado não significa que seja o começo da história. Em vez de seguir a ordem de lançamento, você também pode tentar a ordem cronológica com base em quando os filmes devem acontecer.

Isso significaria começar com os Episódios I, II e III da trilogia prequela, antes de passar para IV, V, VI dos filmes originais e terminar com VII, VIII, IX das sequências. Se você estiver adicionando os filmes independentes, poderá encaixar Rogue One e Solo entre os episódios III e IV, e deve funcionar bem.

No entanto, uma vez que esta ordem arruína completamente a revelação de Darth Vader nos filmes originais, não é aconselhável que alguém assista a esses filmes pela primeira vez nesta ordem. Assistir Star Wars em ordem cronológica é mais uma experiência divertida para os fãs de longa data verem a série de uma nova perspectiva.

O nome oficial das eras?

Para esquentar o ânimo dos fãs para o próximo lançamento (a série animada The Bad Batch chega em 2021), a Disney divulgou o nome oficial de todas as diferentes eras da história retratadas na saga.

Os filmes e séries já lançadas estão divididas em cinco períodos:

  • A Queda dos Jedi
  • O Reinado do Império
  • A Era da Rebelião
  • A Nova República
  • A Ascensão da Primeira Ordem

Fora os períodos citados acima, há ainda a era da Alta República, que ainda não possui nenhum lançamento oficial, mas está nos planos futuros da Disney para Star Wars.

Todos os filmes e séries animadas ou em live-action da saga estão disponíveis na plataforma Disney+.

VEJA: Ordem cronológica dos Vingadores 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes