Quem é Ana Neri de Nos Tempos do Imperador e na vida real?

Enfermeira foi importante para a área da saúde.

Mais uma personalidade real vai aparecer na atual novela das 6, nos próximos capítulos o público verá Ana Neri em Nos Tempos do Imperador. A mulher atuou como voluntária na Guerra do Paraguai e foi uma figura importante para a história do país.

Quem será Ana Neri em Nos Tempos do Imperador?

A personagem será interpretada pela atriz Suzana Ribeiro na novela, carioca de 52 anos de idade. A primeira vez que o nome da mulher é citado nos resumos do folhetim é no capítulo que irá ao ar no dia 11 de janeiro de 2022, uma terça-feira.

Ana vai chegar à Quinta e relatará os problemas que o exército brasileiro tem enfrentado na Guerra do Paraguai. Ela contará para Pilar (Gabriela Medvedovski) que vai ir para os campos de batalhas atuar como voluntária para cuidar dos feridos, pois quer ficar perto dos filhos e o sobrinho, que foram convocados.

A decisão de Ana Neri em Nos Tempos do Imperador dará a Pilar a ideia de fazer o mesmo. As duas então partirão rumo a guerra, Ana para ficar perto dos filhos e Pilar para estar ao lado de Samuel (Michel Gomes), que decidiu lutar para escapar da sentença de sua prisão injusta.

Novelas de Suzana Ribeiro

Para quem achou o rosto da intérprete de Ana Neri de Nos Tempos do Imperador familiar, a atriz já participou de diversos projetos na TV Globo e é bastante presente nos palcos do teatro. A estreia da famosa na emissora aconteceu em 1991, na novela O Dono do Mundo.

Alguns anos depois ela trabalhou em A Comédia da Vida Privada (1997) e em 1998 esteve no sucesso Meu Bem-Querer. Nos anos 2000 ela atuou no filme Estorvo, de Ruy Guerra, e depois de um tempo afastada das telinhas retornou em Páginas da Vida como Susy (2006 - 2007).

No ano seguinte esteve em Duas Caras e então atuou no filme Um Romance de Geração (2008). De 2010 a 2011 ela esteve em mais duas obras da TV Globo, Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor e Insensato Coração.

Depois destes trabalhos, ela também esteve em Brasileiras (2012), Lado a Lado (2012 - 2013), A Grande Família (2011 e 2013), As Canalhas (2013), Geração Brasil (2014), Mulheres no Poder (2016), Nada Será Como Antes (2016), A Lei do Amor (2016 - 2017), As Duas Irenes (2017) e Assédio (2018). Os trabalhos mais recentes da atriz são a série da Netflix O Mecanismo (2018 - 2019) e agora Ana Neri em Nos Tempos do Imperador.

Atriz
Famosa atua há muitos anos - foto: reprodução/instagram/@susanaribeiro_atriz

Quem foi Ana Neri?

Ana Neri, também conhecida com as grafias Anna Nery, Ana Néri ou Ana Nery, nasceu na Vila da Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia, em dezembro de 1814. Ela adotou o sobrenome ao se casar com o capitão da Marinha Antônio Isidoro Neri, quando tinha 23 anos de idade.

Ana não era enfermeira de profissão e aprendeu o ofício na prática, quando partiu para acompanhar os filhos na Guerra do Paraguai. Depois que conseguiu a permissão do conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas para ser voluntária e cuidar dos soldados feridos, ela viajou para o Rio Grande do Sul e aprendeu noções básicas de enfermagem com as irmãs de caridade da irmandade de São Vicente de Paulo.

Ela foi homenageada com a Medalha Humanitária de Primeira Classe e Medalha Geral de Campanha.

Ana neri nos tempos do imperador
Mulher ficou viúva aos 29 anos de idade - foto: reprodução/arquivo jornal nacional/tv globo

 

Leia também

A Baronesa de Fervedouro existiu na vida real?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes