A Baronesa de Fervedouro existiu na vida real?

Personagem ganhou título por causa de barganha.

Cheia de personagens que realmente estiveram nos livros de história, Nos Tempos do Imperador pode confundir ao misturar ficção e realidade. Por isso, há quem assista a novela sem saber em quais partes acreditar e o que foi inventado pelos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão, e um dos exemplos é Lota. Afinal, a Baronesa de Fervedouro existiu na vida real?

Baronesa de Fervedouro existiu?

A personagem de Paula Cohen não existiu de verdade, Lota e seu título de Baronesa de Fervedouro foram inventadas para a novela das 18h. A mulher faz parte do núcleo cômico do folhetim e sempre sonhou em integrar a nobreza e se aproximar da família imperial.

Lota conquista o título de Baronesa de Fervedouro, que não existiu na vida real, após encontrar múmias em seu quintal, o que a imperatriz Teresa Cristina (Letícia Sabatella) considerou muito valioso para seu museu. Para conseguir os artefatos, a esposa de Dom Pedro II (Selton Mello) precisou conceder um título de nobreza para Lota e seu marido Batista, que se tornou Barão em Nos Tempos do Imperador.

Outra coisa que não é real é a forma que a mulher se chama às vezes no folhetim, "baroa", o termo é uma brincadeira com o título, a palavra baronesa existe, já baroa não. No caso dos homens, o cargo é intitulado barão.

Baronesa de fervedouro existiu
Lota é queridinha do público como a baronesa de fervedouro, que não existiu na vida real - foto: reprodução/globo

Paula Cohen foi substituição na novela Nos Tempos do Imperador

Amada por muitos, a personagem ia ganhar outra cara, pois Paula Cohen não foi a primeira opção para o papel. Antes, Lota seria vivida por Vera Holtz, que chegou a se caracterizar como a personagem e esteve nos sets de gravação da novela. Porém, a pandemia do covid-19 levou a TV Globo a poupar os atores mais velhos de seus elencos.

Na época em que a novela foi gravada, ainda não havia vacina para a covid-19 e mesmo com os protocolos de segurança, os atores ainda corriam riscos.

Vera Holtz, atualmente com 68 anos, foi então substituída por Paula Cohen como a Baronesa de Fervedouro na novela, a atriz completou 47 anos de idade em abril de 2021. Ernani Moraes também não foi a primeira escolha dos responsáveis pela novela, antes o papel pertencia ao ator Luís Melo.

Atores
Na esquerda vera e luís, primeiros escolhidos para interpretar o casal, na direita estão ernani e paula - foto: reprodução/globo

 

Leia também

Nélio morre ou vai voltar na novela Nos Tempos do Imperador?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes