Quem foi Aracy Carvalho? Conheça a história do Anjo de Hamburgo

Passaporte para Liberdade, nova minissérie da Globo, contará a trajetória da mulher que salvou judeus durante a Segunda Guerra Mundial

A partir de 20 de dezembro, a Globo começa a exibir a minissérie Passaporte para a Liberdade. A trama contará a história de uma importante brasileira reconhecida por salvar judeus dos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Saiba quem foi Aracy Carvalho e quem contará a história do "Anjo de Hamburgo".

Quem foi Aracy Carvalho?

Aracy Carvalho nasceu 5 de novembro de 1908, em Rio Negro, no Paraná. Seu pai era brasileiro, mas sua mãe era alemã. Em 1935, já adulta, ela se separou de seu primeiro marido e foi morar na Alemanha com seu filho, Eduardo. Na nova minissérie da Globo, ela será interpretada por Sophie Charlotte.

Em 1938, se casou com o escritor brasileiro Guimarães Rosa, vivido por Rodrigo Lombardi na obra. Na época, ele era cônsul-adjunto em Hamburgo, na Alemanha.

Aracy trabalhava no Consulado Brasileiro em Hamburgo, como líder do setor de passaportes. Na época, houve a Circular Secreta 1.127, uma regra que proibia judeus de desembarcarem no Brasil. Ela burlava essa diretriz, concedendo o visto para essas pessoas. Ela misturava os papéis dos judeus junto com o de outros estrangeiros, para que eles passassem despercebidos e fossem aprovados.

A brasileira faleceu em 2011, aos 102 anos. No final de sua vida, desenvolveu Alzheimer. Ela foi considerada uma verdadeira heroína por salvar a vida de milhares de judeus durante o holocausto. Sua luta foi reconhecida em todo o mundo, e Aracy recebeu o título de “Justos entre as Nações”, instituído pelo Memorial do Holocausto, em Israel.

Aracy
Aracy carvalho - foto: reprodução

Elenco de Passaporte para Liberdade

Na minissérie da Globo, além de Charlotte e Lombardi nos papéis principais, há a participação de outros atores conhecidos do público e artistas internacionais.

É o caso de Peter Ketnath e Stefan Weinert, atores alemães que chegam para interpretar Hardner e Thomas Zumkle. O italiano Jacopo Garfagnolli, a polonesa Isabela Gwizdak, a israelense Sivan Mast e o britânico Thomas Sinclair Spencer também estão no elenco.

Tarcísio Filho vive o cônsul Souza Ribeiro, enquanto Gabriela Petry interpreta Vivi Landau, uma cantora de cabaré. Já João Cortês é o soldado nazista Wilfried Shwartz.

Quem foi aracy carvalho
Rodrigo lombardi e sophie charlotte - foto: victor pollak/globo

 

Leia também: Em que época se passa a novela O Cravo e a Rosa?

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes