Quem foi o Velho do Rio na primeira versão de Pantanal em 1990

Personagem não seria interpretado por Claudio Marzo, mas precisou de substituto.

Você lembra quem foi o Velho do Rio na primeira versão de Pantanal? Diferente do que acontece no remake da TV Globo, que Osmar Prado dá vida a apenas o guardião no folhetim, em 1990 o personagem foi vivido pelo mesmo ator que interpretou Zé Leôncio e Joventino. Claudio Marzo já faleceu, mas ainda é lembrado pelo papel.

+ Globo faz homenagem a Claudio Marzo em Pantanal; veja a cena

Quem foi o Velho do Rio na primeira versão de Pantanal

Claudio Marzo é quem foi o Velho do Rio na primeira versão de Pantanal. Um dos atores mais famosos das telinhas, o paulista faleceu em março de 2015, no Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade. Ele já estava com a saúde debilitada há algum tempo e precisou de internação. O ator chegou a ter hemorragia digestiva e diverticulite, além de problemas respiratórios. A causa exata de sua morte foi citada no boletim médico como complicações de um enfisema pulmonar.

Na época em que o ator quem foi o Velho do Rio na primeira versão de Pantanal morreu, a atriz Betty Faria, ex-esposa dele, disse para a Ego que Claudio Marzo estava sofrendo muito na reta final de sua vida. O famoso foi cremado no Memorial do Carmo, localizado no Rio de Janeiro.

Para quem não sabe, nos planos iniciais da produção de Pantanal, Claudio Marzo não interpretaria o Velho do Rio. O ator faria apenas dois papéis, Joventino e José Leôncio na fase mais velha. Porém, houveram complicações no set de filmagem e o ator que seria o Velho do Rio, precisou ser substituído. Marzo então foi chamado para um terceiro papel no folhetim e acabou topando o desafio.

No remake, foi decidido seguir a ideia que não pôde ser concluída em 1990. Ou seja, o Velho do Rio é vivido por um ator que não tem nenhum outro papel na trama, o veterano Osmar Prado. Antônio Fagundes foi chamado primeiro para interpretar a entidade no remake, mas declinou o convite.

Carreira de Claudio Marzo

O trabalho de Marzo na televisão teve início no começo dos anos 1960, quando o ator fez uma participação em Prelúdio, A Vida de Chopin (1962), produção da extinta TV Tupi. Em seguida, ele trabalhou em outros projetos da emissora, como Cleópatra (1962), A Noite Eterna (1962) e Grande Teatro Tupi (1963 - 1964). Até que ele migrou para a Record em 1964, quando atuou em Marcados pelo Amor.

No ano seguinte, ele fez sua estreia na Globo com A Moreninha. O ator continuou no canal e sua fama foi crescendo. Ele atuou em A Rainha Louca (1967), A Grande Mentira e Sangue e Areia (1968) e A Última Valsa (1969), até que se consagrou como um dos grandes nomes do país com Véu de Noiva (1969 - 1970), novela que estrelou ao lado de Regina Duarte.

Depois, o ator também atuou em sucessos como Roda de Fogo (1978), Olhai os Lírios do Campo (1980), Plumas e Paetês (1980), Pão Pão, Beijo Beijo (1983), Partido Alto (1984), Tenda dos Milagres (1985), Cambalacho (1986), Bambolê (1987), entre outras.

Em 1989, ele atuou em Kananga do Japão, da Manchete, e em 1990 se tornou quem foi o Velho do Rio na primeira versão de Pantanal. Após viver os seus três personagens da trama, ele esteve em mais folhetins famosos, como Irmãos Coragem (1995), A Indomada (1997), Era uma Vez (1998), Mulheres Apaixonadas (2003) e mais alguns.

De 2007 a 2008, o ator esteve em sua última novela, Desejo Proibido. Seu último filme foi Casa da Mãe Joana, de 2008.

Ator claudio marzo
Ator quem foi o velho do rio na primeira versão de pantanal (à direita) e na novela véu de noiva (à esquerda) - foto: reprodução/globo/manchete

Qual o final do Velho do Rio na novela

No final de Pantanal, o Velho do Rio é substituído. Joventino deixa seu lugar de guardião da região e da família Leôncio e passa o posto para Zé Leôncio. Isso acontece porque o pecuarista sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama e morre. Depois de tornar um espírito, José Leôncio se encontra com o pai pela primeira vez.

Após a conversa entre os dois, Joventino diz que está cansado e que pretende ir embora de uma vez por todas. Em seguida, ele cede seus pertences para o filho, como a capa, chapéu e demais itens, até que some. Zé Leôncio então se torna o novo Velho do Rio e também possui a habilidade de se transformar em sucuri.

Final velho do rio
Quem foi o velho do rio na primeira versão de pantanal teve final com encontro de pai e filho - foto: reprodução/manchete

 

Leia também - Atores da primeira versão de Pantanal que já morreram 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes