Zuleica Pantanal 1990: por onde anda Rosamaria Murtinho

Atriz é casada com o ator Mauro Mendonça.

Zuleica na Pantanal de 1990, a atriz Rosamaria Murtinho agora cede seu papel a Aline Borges, que viverá a personagem no remake da TV Globo. Afastada das telinhas há algum tempo, a atriz chegou aos 86 anos, sendo mais de 60 deles ao lado do ator veterano Mauro Mendonça.

Como está a Zuleica Pantanal 1990 hoje?

A atriz Rosamaria Murtinho está com 86 anos de idade e longe das novelas desde 2019. O último papel da atriz foi o de Linda em A Dona do Pedaço. Na trama, a paraense interpretou uma professora aposentada que morria de medo de ver a filha separada.

Esta última personagem da famosa nas telinhas era mãe de Beatriz (Natália do Vale) e ajudava Otávio (José de Abreu) a esconder seus casos extraconjugais.  Pouco antes disso, Rosamaria também havia trabalhado em Deus Salve o Rei como a personagem Crisélia de Monferrato (2018).

Casada com Mauro Mendonça, de 91 anos de idade, a atriz completará 63 anos de união com o ator em setembro deste ano. Um dos casais mais famosos das telinhas, a dupla subiu ao altar em 1959 e nunca mais se separou. Eles tem três filhos juntos, Mauro Mendonça Filho, Rodrigo Mendonça e João Paulo Mendonça.

Quando foi Zuleica na novela Pantanal de 1990, a atriz tinha 55 anos e já somava uma carreira de mais de 3 décadas. Os primeiros trabalhos de Murtinho aconteceram na TV Tupi, a partir de 1956.

Após seus primeiros projetos, ela estreou nas telinhas da finada TV Excelsior, em que atuou em A Moça que Veio de Longe (1964). A atriz passou os anos seguintes se dividindo entre trabalhos da Tupi e Excelsior, até que chegou às telas da Globo, com a novela O Santo Mestiço (1966).

Depois, Rosamaria Murtinho apareceu em muitos projetos famosos da televisão, como A Muralha (1968 - 1969), Pecado Capital (1975 - 1976), Baila Comigo (1981), Cambalacho (1986), Mandala (1987), entre outros.

Um ano antes de interpretar Zuleica em Pantanal de 1990, a atriz atuou na Manchete pela primeira vez, como Josephine em Kananga no Japão. Depois do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, a carreira da famosa continuou a todo vapor e ela esteve em Corpo Dourado (1998), Chiquinha Gonzaga (1999), Estrela-Guia (2001), Chocolate com Pimenta (2003 - 2004), Malhação (2005), Paraíso Tropical (2007) e muitos outros.

Final de Zuleica na novela Pantanal de 1990

No final da novela Pantanal, Zuleica termina o folhetim sozinha. A personagem passa a cuidar dos negócios da família, que ficou nas mãos dos filhos após a morte de Tenório, e também dá o apoio que Guta e Marcelo precisam após se tornarem pais.

Ao que tudo indica até agora, a trama do remake irá repetir os acontecimentos originais da versão de 1990. Assim, são esperados os mesmos desfechos para os personagens.

Rosamaria murtinho e mauro mendonça
Zuleica da novela pantanal de 1990 hoje em dia com o marido mauro mendonça - foto: reprodução/instagram/@roseiramur

Zuleica perde filho e amor na novela

Na trama da novela Pantanal de 1990, Zuleica lidou com duas perdas ao longo da trama: primeiro seu filho mais novo, Roberto, morreu e depois foi a vez de Tenório.

A personagem chega na trama depois que Maria Bruaca descobre que seu marido Tenório tem outra mulher em São Paulo. O mau-caráter esconde uma segunda mulher e mais três filhos, mas tudo acaba vindo a tona e todos vão morar no pantanal.

Quando está vivendo nas terras de Tenório em Mato Grosso do Sul, Zuleica precisa lidar com os constantes conflitos entre Tenório e seu filho mais velho Marcelo, que se apaixona por Guta, a filha de Tenório com Maria Bruaca. Tenório não aceita que os dois vivam um incesto, mas então é revelado que Zuleica teve o rapaz com outro homem e por isso os dois jovens não são irmãos.

Porém, antes que a descoberta acalme os ânimos sobre a relação amorosa entre Guta e Marcelo, as brigas na casa de Tenório fazem Roberto se revoltar e sair sozinho em um passeio de barco. Além disso, o garoto queria retornar para São Paulo, mas o pai não deixou.

Durante o passeio de barco, Roberto é pego por uma sucuri. O animal se enrola no corpo do jovem, que não consegue se salvar e é levado para o fundo do rio. Mais tarde, o corpo de Roberto é encontrado dentro da sucuri e a família precisa lidar com a perda.

Depois de algum tempo da morte de Roberto, quem bate as botas na novela é Tenório. O vilão é assassinado por Alcides, que resolve se vingar da castração que sofreu do fazendeiro e o acerta com uma lança na barriga.

Quem é a Zuleica da novela Pantanal de 2022?

No remake da TV Globo, Zuleica será papel de Aline Borges. Carioca de 47 anos de idade, a famosa revelou ao Notícias da TV, em abril, que teve medo de assumir a personagem, por ser fã do trabalho de Rosamaria Murtinho como Zuleica na Pantanal de 1990. A atriz disse que sabe que o papel é um grande desafio e também enorme responsabilidade.

Aline Borges não é nenhuma estreante das telinhas e já apareceu em outras novelas da Globo, como Celebridade (2003 - 2004), Beleza Pura (2008), Totalmente Demais (2015 - 2016), Éramos Seis (2019) e Verdades Secretas 2 (2021).

Zuleica pantanal 1990
Rosamaria murtinho foi zuleika em pantanal de 1990 (à esquerda) e aline borges assume papel em 2022 (à esquerda) - foto: reprodução/manchete/globo

 

Leia também

Guta da novela Pantanal é filha de quem? Conheça família da atriz

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes