Roda da vida: aprenda a fazer e usá-la no dia a dia

Já imaginou fazer uma avaliação pessoal e profissional em busca de desenvolvimento? É o que promete a Roda da Vida

Você já fez uma avaliação pessoal? A Roda da Vida é uma ferramenta que vai te auxiliar nessa avaliação. 

Se você está buscando trabalhar alguns aspectos profissionais ou pessoais, a Roda da Vida é um bom começo.  De maneira geral, essa é uma ferramenta utilizada por coachs e outros profissionais para uma avaliação pessoal profunda. 

Então, nós vamos ajudar você a entender como funciona a ferramenta e como fazê-la de forma eficiente. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O que é a Roda da Vida?

 

Em resumo, a Roda da Vida é uma ferramenta que analisa os índices de satisfação em alguns aspectos da sua vida.  Trata-se, portanto, de uma ferramenta que estimula uma reflexão sobre a vida e sobre como estamos em relação a pontos profissionais ou pessoais.

Além disso, ela ajuda o desenvolvimento e crescimento pessoal. 

 

Ferramenta para autodesenvolvimento
Imagem: Reprodução

Estrutura da Roda da Vida

 

A Roda da Vida é constituída por quatro tríades, divididas em: âmbito pessoal, âmbito profissional, relacionamentos e qualidade de vida.  A partir daí, cada âmbito citado divide-se em três outros setores da vida. 

Então, você deve dar uma nota para cada um dos setores dentro de cada âmbito, analisando como, atualmente, você está.  Após dar a nota para o cada setor da sua vida, você pode, então, definir uma nota para o seu futuro. 

Por exemplo, como você imagina que estará a sua tríade de relacionamentos em 3 meses e determina como você pode melhorar suas notas. 

Tríades da Roda da Vida

Para montar a sua Roda da Vida, você vai precisar entender melhor como funciona cada uma das tríades e como se auto avaliar para preenchê-la.  Por isso, em primeiro lugar, vamos destrinchar um pouco mais cada um desses setores da vida.

1. Tríade Pessoal

Por ora, vamos falar sobre a tríade do âmbito pessoal. Nessa tríade, você vai precisar analisar o seu desenvolvimento intelectual, sua saúde e disposição e o seu equilíbrio emocional. 

Desenvolvimento intelectual 

O desenvolvimento intelectual é avaliado, de 1 a 10, em relação ao tempo e ao dinheiro investidos em relação aos estudos. 

Os livros que você lê, os cursos que faz, palestras. Esse segmento está relacionado tanto ao que você faz para o seu crescimento pessoal quanto para profissional. 

Saúde e disposição 

Outro ponto para ser avaliado na tríada pessoal é em relação á saúde e disposição. Como está a saúde? Tem se alimentado bem? Feito consultas de rotina? Pratica atividades físicas? 

Esses pontos ajudam a avaliar comportamentos e hábitos que contribuem para uma vida melhor. 

Equilíbrio Emocional 

Agora é hora de analisar qual a nota para o seu equilíbrio emocional. Nós convivemos diariamente com diversas emoções e sentimentos.  Mas, como suas emoções afetam você? Você tem procurado maneiras de aprender a lidar com elas? 

Como sua rotina é afetada por momentos de estresse? Você permite que suas emoções controlem você ou você as controla? Sim, essa é uma análise pessoal que requer muita atenção. 

 

2. Tríade profissional na roda da vida

Agora é hora de pular para tríade profissional e analisar como está sua carreira. Na tríade profissional, você deverá analisar como você está em relação à realização e propósito, contribuição social e recursos financeiros. 

Realização e propósito

A sua profissão está conectada com o seu objetivo de vida? Com o seu propósito?  Aqui, você vai analisar o quanto se sente realizado fazendo o que faz, se o que você faz lhe traz felicidade. 

Contribuição Social 

Como você contribui para a sociedade? O seu trabalho ou o fruto dele contribuem de alguma forma para um mundo melhor?

Recursos Financeiros – Roda da vida

Apesar de ser fundamental para sobreviver, a sua relação com o dinheiro não precisa ser uma relação de obsessão. Nesse momento, você vai dar uma nota para a sua satisfação em relação a sua situação financeira atual. 

Você está gastando mais do que deveria? Sabe quanto ganha? O seu trabalho é valorizado de acordo com o que faz?

Além disso, você vai analisar a forma como você lida com o seu dinheiro, você é refém do seu salário? Ou você consegue diferenciar necessidade de dependência?  

Então, você dará uma nota de 1 a 10 para esse aspecto após uma reflexão sobre como anda sua vida nesse sentido.

3. Tríade da Qualidade de vida

Agora é hora de analisar como você está em relação à qualidade de vida que você tem. Essa tríada na Roda da Vida se divide em três: criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade e espiritualidade. 

Criatividade, hobbies e diversão

Quanto você tem se divertido? Além de trabalhar, o que você faz quando tem um tempo livre?  É importante analisar o quanto você está se divertindo e vivenciando novas experiências. 

Hobbies e lazer são pontos importantes
Imagem: Pixabay

Plenitude e felicidade 

Você se sente feliz? Acredita que tem uma vida plena?  Aqui, a ferramenta vai ajudar você a identificar o quão próximo da felicidade você está.

Além disso, você poderá perceber o que está faltando para sua felicidade plena e como você pode se sentir mais feliz. 

Espiritualidade 

Espiritualidade vai além de religião. É uma forma de exercitar as suas crenças e renovar as suas energias. 

4. Tríade dos relacionamentos 

Por último, outro ponto que você deve avaliar é como está a sua forma de se relacionar, como anda a saúde das suas relações. 

Família

Qual é a nota que você dá para a sua atual situação com a sua família? Você fortalece os laços com os seus familiares? Apesar de parecer um aspecto óbvio, muitas pessoas percebem que esse ponto é crucial para o seu

Relacionamento amoroso – Roda da vida

Aqui, você vai dar uma nota para como está a sua vida amorosa, como estão as suas relações amorosas.  Além disso, nessa parte, você vai analisar a sua relação com você mesmo. Como anda sua autoestima? 

Vida social 

Como você está em relação a sua vida social? Você tem uma rede de apoio que possa te dar segurança e ajuda quando necessário?

Você se cerca de pessoas que contribuem para o seu crescimento? São diversas perguntas que você pode fazer ao analisar a sua vida social.

 

Enfim, esses são os 12 setores da sua vida que você deve avaliar em uma ferramenta como a Roda da Vida. 

Assim, você vai conseguir se auto avaliar e definir como deseja estar em um período determinado. A Roda da Vida é uma ferramenta essencial para quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. 

Por isso, é hora de pegar o papel e a caneta e começar a preencher a sua.

 

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes