Roda da vida: aprenda a fazer e usá-la no dia a dia

Já imaginou fazer uma avaliação pessoal e profissional em busca de desenvolvimento? É o que promete a Roda da Vida

Escrito por

Você já fez uma avaliação pessoal? A Roda da Vida é uma ferramenta que vai te auxiliar nessa avaliação. 

Se você está buscando trabalhar alguns aspectos profissionais ou pessoais, a Roda da Vida é um bom começo.  De maneira geral, essa é uma ferramenta utilizada por coachs e outros profissionais para uma avaliação pessoal profunda. 

Então, nós vamos ajudar você a entender como funciona a ferramenta e como fazê-la de forma eficiente. 

O que é a Roda da Vida?

 

Em resumo, a Roda da Vida é uma ferramenta que analisa os índices de satisfação em alguns aspectos da sua vida.  Trata-se, portanto, de uma ferramenta que estimula uma reflexão sobre a vida e sobre como estamos em relação a pontos profissionais ou pessoais.

Além disso, ela ajuda o desenvolvimento e crescimento pessoal. 

 

Imagem: reprodução

Estrutura da Roda da Vida

 

A Roda da Vida é constituída por quatro tríades, divididas em: âmbito pessoal, âmbito profissional, relacionamentos e qualidade de vida.  A partir daí, cada âmbito citado divide-se em três outros setores da vida. 

Então, você deve dar uma nota para cada um dos setores dentro de cada âmbito, analisando como, atualmente, você está.  Após dar a nota para o cada setor da sua vida, você pode, então, definir uma nota para o seu futuro. 

Por exemplo, como você imagina que estará a sua tríade de relacionamentos em 3 meses e determina como você pode melhorar suas notas. 

Tríades da Roda da Vida

Para montar a sua Roda da Vida, você vai precisar entender melhor como funciona cada uma das tríades e como se auto avaliar para preenchê-la.  Por isso, em primeiro lugar, vamos destrinchar um pouco mais cada um desses setores da vida.

1. Tríade Pessoal

Por ora, vamos falar sobre a tríade do âmbito pessoal. Nessa tríade, você vai precisar analisar o seu desenvolvimento intelectual, sua saúde e disposição e o seu equilíbrio emocional. 

Desenvolvimento intelectual

O desenvolvimento intelectual é avaliado, de 1 a 10, em relação ao tempo e ao dinheiro investidos em relação aos estudos. 

Os livros que você lê, os cursos que faz, palestras. Esse segmento está relacionado tanto ao que você faz para o seu crescimento pessoal quanto para profissional. 

Saúde e disposição

Outro ponto para ser avaliado na tríada pessoal é em relação á saúde e disposição. Como está a saúde? Tem se alimentado bem? Feito consultas de rotina? Pratica atividades físicas? 

Esses pontos ajudam a avaliar comportamentos e hábitos que contribuem para uma vida melhor. 

Equilíbrio Emocional

Agora é hora de analisar qual a nota para o seu equilíbrio emocional. Nós convivemos diariamente com diversas emoções e sentimentos.  Mas, como suas emoções afetam você? Você tem procurado maneiras de aprender a lidar com elas? 

Como sua rotina é afetada por momentos de estresse? Você permite que suas emoções controlem você ou você as controla? Sim, essa é uma análise pessoal que requer muita atenção. 

 

2. Tríade profissional na roda da vida

Agora é hora de pular para tríade profissional e analisar como está sua carreira. Na tríade profissional, você deverá analisar como você está em relação à realização e propósito, contribuição social e recursos financeiros. 

Realização e propósito

A sua profissão está conectada com o seu objetivo de vida? Com o seu propósito?  Aqui, você vai analisar o quanto se sente realizado fazendo o que faz, se o que você faz lhe traz felicidade. 

Contribuição Social

Como você contribui para a sociedade? O seu trabalho ou o fruto dele contribuem de alguma forma para um mundo melhor?

Recursos Financeiros - Roda da vida

Apesar de ser fundamental para sobreviver, a sua relação com o dinheiro não precisa ser uma relação de obsessão. Nesse momento, você vai dar uma nota para a sua satisfação em relação a sua situação financeira atual. 

Você está gastando mais do que deveria? Sabe quanto ganha? O seu trabalho é valorizado de acordo com o que faz?

Além disso, você vai analisar a forma como você lida com o seu dinheiro, você é refém do seu salário? Ou você consegue diferenciar necessidade de dependência?  

Então, você dará uma nota de 1 a 10 para esse aspecto após uma reflexão sobre como anda sua vida nesse sentido.

3. Tríade da Qualidade de vida

Agora é hora de analisar como você está em relação à qualidade de vida que você tem. Essa tríada na Roda da Vida se divide em três: criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade e espiritualidade. 

Criatividade, hobbies e diversão

Quanto você tem se divertido? Além de trabalhar, o que você faz quando tem um tempo livre?  É importante analisar o quanto você está se divertindo e vivenciando novas experiências. 

Imagem: pixabay

Plenitude e felicidade

Você se sente feliz? Acredita que tem uma vida plena?  Aqui, a ferramenta vai ajudar você a identificar o quão próximo da felicidade você está.

Além disso, você poderá perceber o que está faltando para sua felicidade plena e como você pode se sentir mais feliz. 

Espiritualidade

Espiritualidade vai além de religião. É uma forma de exercitar as suas crenças e renovar as suas energias. 

4. Tríade dos relacionamentos

Por último, outro ponto que você deve avaliar é como está a sua forma de se relacionar, como anda a saúde das suas relações. 

Família

Qual é a nota que você dá para a sua atual situação com a sua família? Você fortalece os laços com os seus familiares? Apesar de parecer um aspecto óbvio, muitas pessoas percebem que esse ponto é crucial para o seu

Relacionamento amoroso - Roda da vida

Aqui, você vai dar uma nota para como está a sua vida amorosa, como estão as suas relações amorosas.  Além disso, nessa parte, você vai analisar a sua relação com você mesmo. Como anda sua autoestima? 

Vida social

Como você está em relação a sua vida social? Você tem uma rede de apoio que possa te dar segurança e ajuda quando necessário?

Você se cerca de pessoas que contribuem para o seu crescimento? São diversas perguntas que você pode fazer ao analisar a sua vida social.

 

Enfim, esses são os 12 setores da sua vida que você deve avaliar em uma ferramenta como a Roda da Vida. 

Assim, você vai conseguir se auto avaliar e definir como deseja estar em um período determinado. A Roda da Vida é uma ferramenta essencial para quem busca desenvolvimento pessoal e profissional. 

Por isso, é hora de pegar o papel e a caneta e começar a preencher a sua.

 

Última modificação em 28/07/2022 16:41

Iara Avelino

Nordestina, publicitária, apaixonada por escrita, futebol e séries.

Compartilhe
Escrito por