Tereré e cuscuz são eleitos Patrimônio Imaterial da Humanidade

Iguarias que fazem parte do costume brasileiro das regiões centro-oeste e nordeste agora fazem parte do Patrimônio Imaterial da Humanidade

O tereré, bebida paraguaia que conquistou brasileiros que fazem fronteira com o país vizinho e tornou-se costume nos estados de Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo e o cuscuz, culinária tradicional do nordeste brasileiro foram considerados Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco.

A decisão ocorreu por videoconferência no Comitê de Patrimônio da Unesco, sob a presidência da Jamaica, na tarde desta quinta-feira (17). É o primeiro patrimônio imaterial que o Paraguai consegue incluir na lista.

A gastronomia é, para todos os povos, um grande património. A cultura também se serve à mesa, de tal modo que a UNESCO decidiu incluir na lista de património imaterial da humanidade, desde 2008, a comida típica dos países ou regiões.

A arte, o processo de confecção, a história e a sua riqueza também são aspetos levados em conta, de tal modo que durante estes sete anos a UNESCO incluiu na sua lista apenas nove tradições culinárias.

O que é tereré?

Tradicional no Paraguai, o tereré é um misto de erva-mate acompanhado com água bem gelada. Eleito por socializar e integrar pessoas, a bebida é certeira para dias quentes, uma vez que ela é refrescante.

Assim como no Brasil, no Paraguai, a prática de consumir tereré, que em circunstâncias normais se faz em grupos, representa um ato de confiança e promove a inclusão, a equidade social e a diversidade cultural, sem distinção de crenças religiosas, classes sociais, idade ou sexo.

A indicação, denominada “Práticas Tradicionais e Saberes Tereré na cultura Pohã Ñana. Bebida ancestral Guarani no Paraguai”, foi feita em 2019 e não só inclui a cultura do consumo, mas também enfatiza as pessoas que estão envolvidas na produção, comercialização, consumo e transmissão dessa tradição de geração em geração.

“Comemoramos a conquista histórica que significa a declaração como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (PCI) às 'Práticas Tradicionais e Saberes dos Tereré na Cultura da Pohã Ñana, uma bebida Guarani ancestral do Paraguai' pela UNESCO”, disse o ministro da Cultura, Rubén Capdevila, por meio das redes sociais, logo após o comunicado.

Sopa paraguaia: aprenda a receita tradicional

Receita

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de erva-mate
  •  l de água gelada
  • Pedaços de ervas digestivas como folhas de boldo, menta ou burrito (opcional)

Preparo

  1. Coloque a erva-mate na guampa (copo de chifre de boi), suportada como outras ervas que estiver usando e encha com água.
  2. Quando terminar de beber, encha a guampa novamente de água e sirva a próxima pessoa.

Cuscuz é Patrimônio Imaterial da Humanidade

 

Tereré e cuscuz são eleitos patrimônio imaterial da humanidade pela unesco
Cuscuz faz parte da cultura gastronômica do nordeste brasileiro (foto: divulgação)

 

O cuscuz também foi incluído na lista, pela aprovação de pedido feito por Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia, nesta quarta-feira (16). O prato, feito à base de farinha ou polvilho, é bastante consumido no nordeste do país.

Por mais que o prato não tenha uma origem definida, na inscrição ele vinha com o argumento de ser consumido por homens, mulheres, jovens, imigrantes e até em população nômades. A iguaria faz parte da vidas das pessoas que dizem: “o melhor cuscuz é o da minha mãe” – marca uma tradição geracional e condiz que o prato faz parte de reuniões familiares e é mantido de geração em geração.

O preparo em si não vem acompanhado de um receita específica. No nordeste brasileiro, a farinha de cuscuz é servida como uma farofa, presença marcante na primeira refeição do dia.

 

Receita de tereré

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de milho
1 xícara (chá) de água (aproximadamente)
1 colher rasa (chá) de sal

 

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, junte a farinha de milho com sal;
  2. Misture bem;
  3. Em seguida vá adicionando a água aos poucos e vá misturando com as mãos;
  4. DICA: a quantidade exata de água depende de cada farinha e pode mudar de marca para marca, então o ponto ideal é quando você amassar a massa coma as mãos e ela não se desmanchar;
  5. OBS: não deixe ensopado.
  6. Depois cubra essa tigela com um pano e deixe descansar por 20 minutos;
  7. Passado esse tempo, mexa novamente, para que fique bem soltinho;
  8. Coloque água na cuscuzeira (apenas metade do distrito de água);
  9. Em seguida, coloque o ralo vaporizador da cuscuzeira e transfira a mistura para a cuscuzeira;
  10. DICA: ralo vaporizador é o nome ervilha que tem na cuscuzeira.
  11. DICA: faça esse processo com as mãos e não aperte, para que fique bem fofo depois.
  12. Tampe e leve ao fogo médio por cerca de 15 minutos ou até que o cuscuz esteja firme;
  13. Desligue o fogo, retire-se do cuscuz da cuscuzeira e sirva com manteiga e acompanhado de um cafezinho.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes