Presidente do Banco do Brasil pede renúncia do cargo

André Brandão entregou pedido agora à noite ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, veio depois de meses de desgaste com o Palácio do Planalto, que em janeiro chegou a pressionar pela saída do executivo

O presidente do Banco do Brasil, André Brandão, entregou nesta quinta-feira, 18, pedido de renúncia ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Sua saída vinha sendo esperada desde janeiro depois que o executivo anunciou que promoveria uma reestruturação no banco, com o fechamento de 112 agências e o desligamento de cinco mil funcionários.

À época, o anúncio azedou a relação com o governo. O presidente desautorizou Brandão e chegou a pedir sua demissão do cargo.  Com a interferência direta do ministro da Economia, Paulo Guedes, junto ao presidente Brandão foi poupado.

Por que André Brandão renunciou ao cargo?

O desgaste com o governo se ampliou mais recentemente e a saída de Brandão do cargo voltou à tona após o presidente Bolsonaro interferir na Petrobras com a troca do seu presidente. A medida ampliou o temor de uma possível interferência, também, no banco.

André Brandão foi indicado por Paulo Guedes e é o segundo presidente do banco a deixar o cargo no governo Bolsonaro. O primeiro foi Rubem Novaes. A saída de Brandão foi anunciada por meio de fato relevante divulgado pelo banco. O executivo fica no cargo até 1º de abril. Caberá ao presidente Jair Bolsonaro indicar o substituto de Brandão.

O que acontece se o presidente Jair Bolsonaro renunciar?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes