Banco Central da Suécia conclui 1ª fase de teste de moeda digital

Instituição condiciona adoção de moeda digital à adequação da atual legislação no país, segundo relatório divulgado pelo banco

O Banco Central da Suécia afirmou, em um relatório divulgado nesta semana, que para que o país possa adotar uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC), será preciso adequar a legislação atual.

“As moedas digitais do banco central são novas e se tornaram relevantes nos últimos anos, tanto na Suécia quanto no exterior. Portanto, não há legislação ou qualquer exemplo de assessoria neste campo. A emissão de uma e-krona provavelmente exigiria nova legislação, independente do modelo, desenho e solução técnica utilizada ”, apontou o documento.

A análise foi feita pelo Banco Central por cerca de um ano, depois que a Instituição iniciou os testes com a moeda digital chamada de e-krona no país, buscando atender uma demanda da população que pouco usa dinheiro físico nos últimos anos e também agilizar as transações transfronteiriças. 

Outras questões que envolvem o desenvolvimento da e-krona são sobre armazenamento da moeda digital e se ela deve funcionar offline, algo que não foi testado nesta primeira etapa. 

Brasil poderá ter sua própria moeda digital em 2022

Tecnologia utilizada - Banco Central da Suécia 

O Banco Central Sueco também garantiu que já na próxima fase vão permitir a participação de bancos comerciais no projeto, que utilizou uma tecnologia baseada na plataforma de blockchain Corda da empresa R3, que por ser nova, também requer mais pesquisa, diz o estudo.  

"A tecnologia oferece a capacidade de criar e-krona identificáveis ​​de maneira única, mas não foi testada no que diz respeito ao processamento de pagamentos de varejo na escala e com o nível de segurança exigido pela moeda digital de um banco central", informou a agência. 

Nas redes sociais, as críticas à tecnologia, que alguns classificaram como obsoleta, foram muitas, como a de Miguel López, cofundador da FLOSSystems, empresa focada em infraestruturas virtualizadas. Ele disse que “Os governos europeus estão dispostos a gastar quantias indecentes de dinheiro público em tecnologias inúteis ou obsoletas, dando dinheiro a empresas que são especialistas em fumaça de blockchain (DLT) que já foi descartada pelo mercado”. 

A próxima fase de testes pode durar até 2026, informou o banco, o que vai ao encontro do que disse recentemente a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, quando estimou que testes com o euro digital devem perdurar até 2025.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes