Com a pandemia, a Virada do Ano foi diferente em todo o Brasil

Dois principais polos de lotação na Virada do Ano como a Paulista e Copacabana, ficaram vazios na passagem de 2020 para 2021. Confira

A pandemia do novo coronavírus deixou os pontos tradicionais da virada do ano em São Paulo e Rio de Janeiro vazios. Não houve festas públicas e nem shows musicais que, no ano passado, chegou a reunir mais de 1 milhão de pessoas. A Covid-19 também deixou de fora, os fogos de artifícios na orla mais badalada do Brasil, que antes iluminavam o céu carioca por até 14 minutos.

Virada do Ano em SP

Paulista reproducao
Pouca gente passou a virada na avenida paulista (foto: reprodução/tv globo)

A comemoração da Virada do Ano na Avenida Paulista, por exemplo, reuniu pequenos grupos, apenas.  Na Baixada Santista, litoral sul de São Paulo, as praias foram fechadas para evitar aglomerações e desestimular a viagem de turistas para a passagem de ano. O resultado foi uma Virada do Ano atípica, com poucas pessoas circulando pela orla e praias vazias.

Ano Novo no Rio

Copacabana vazia
Calçadão de copacabana estava vazio na virada do ano (foto: carlos brito/g1)

Em Copacabana, o que se via era grupos isolados brindando, casais trocando beijos e poucas pessoas jogando flores no mar - tradicional saudação à Iemanjá na Virada do Ano. Já em Cabo Frio, turistas lotaram a orla.

A prefeitura do Rio fechou ruas do bairro e proibiu festas na orla para evitar a transmissão do coronavírus. Durante o último dia de 2020, órgãos fiscalizadores verificaram o cumprimento das medidas adotadas para conter o avanço da pandemia na cidade.

No penúltimo dia do ano passado, uma festa na Praia de Ipanema, com muita aglomeração e pessoas descumprindo as regras básicas de biossegurança como distanciamento social e o uso de máscaras, revoltou internautas e deixou a fiscalização da cidade sobre alerta.

Veja como foi a virada do ano em outras cidades brasileiras

  • No Recife, algumas famílias aproveitaram as praias vazias para passar a virada do ano na areia, mas houve flagrante de pessoas sem máscara em Boa Viagem.
  • Em Salvador, a chegada de 2021 foi marcada por fogos e pouca gente na rua.
  • Em Santa Catarina, as tradicionais festas públicas de réveillon foram canceladas; queima de fogos de artifício foi registrada em hotéis e em praias de Florianópolis e de Balneário Camboriú.
  • Em João Pessoa, o público desrespeitou a proibição de instalação de tendas, mesas e cadeiras na orla na virada do ano.
  • Em Manaus, o Ano Novo foi recebido com fogos, ruas vazias e live musical.
  • Em Rio Branco, moradores soltaram balões brancos em homenagem às vítimas da Covid-19.

194 mil mortes

A chegada de 2021 veio acompanhada a 184.976 óbitos por coronavírus no país. Só nas últimas 24 horas, o Brasil registrou, pelo terceiro dia seguido, mais de mil mortes por Covid-19 por dia e mais de 55 mil casos novos da doença. Até o momento são 7.675.781 de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes