Certificação a empresas garante qualidade na prestação de serviços

Qualidade na prestação de serviços é um dos desafios dos profissionais de empresas contábeis, que estão apostando em metodologia patenteada.

São Paulo - Excelência na prestação de serviços. Este tem sido um dos desafios dos profissionais que atuam no setor contábil. Por isso, diversos estados estão apostando na metodologia patenteada e já implantada em milhares de empresas contábeis por intermédio do Projeto Qualidade Necessária. Afinal, nos últimos anos, a categoria tem ganhado destaque dentro das organizações e se tornou peça fundamental na tomada de decisões. No entanto, muitas ainda têm dificuldades em garantir a prestação de serviços com qualidade ou atuar de forma incisiva na formação dos seus colaboradores.

Foi pensando nisso que o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) lançou em 2005 o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC), que tem como objetivo incentivar as práticas éticas, promover a formação continuada do setor e disseminar o conceito de excelência na prestação de serviços contábeis em todo o Estado. O programa é resultante de uma parceria firmada com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o PQEC oferece às empresas de contabilidade que atendem todos os requisitos do programa e da norma, a certificação máxima da qualidade, ISO 9001.

O foco do programa é baseado no envolvimento das pessoas por métodos motivacionais, gerando mudanças de comportamento, criando e aperfeiçoando atividades, além de estimular o bom relacionamento no atendimento entre os clientes internos e externos. E, entre seus objetivos, está a criação de um diferencial de mercado para os associados que aderirem ao PQEC e ao PQEC+ISO, subordinando-se às suas normas, por meio da concessão de uso das logomarcas que identificam visualmente os programas, cujo uso é exclusivo dos seus participantes aprovados.

Programa para a empresa

Empresa contábilEntre os pré-requisitos para conquistar o selo, o diretor financeiro do Sescon-SP, Valdemir Arnesi, destaca que a empresa contábil precisa ter pelo menos três anos de atividade no mercado, documentação em dia - não ter pendências financeiras, por exemplo - e estar vinculada ao Sescon-SP. Com isso, a empresa é admitida no programa e passa por um processo de aprendizado, com alvos de pontos que devem ser instituídos e colocados em prática. "Depois de um ano, ela é avaliada e, se atingir a pontuação, é certificada", explica o representante da entidade de São Paulo. Quem já conseguiu obter o selo, destaca a importância de sua implementação. "Através do PQEC conseguimos proporcionar à nossa equipe uma capacitação profissional contínua, por meio de cursos periódicos, palestras e treinamentos. Além disso, nosso foco também sempre esteve voltado a manter uma tecnologia de ponta, que traga automatização e segurança, para ampliar a interação com os nossos clientes através de acesso a qualquer momento a sua base de dados, além de atender às mais diversas demandas relacionadas às legislações vigentes", analisa a diretora da Attend Assessoria, Consultoria e Auditoria, Dilma Rodrigues.

A empresa tem o certificado desde 2008.Para a diretora, o programa é um estimulador para que as empresas se aprimorem constantemente, já que para conquistá-lo é necessário cumprir uma série de requisitos e exigências. "Com o objetivo de colaborar no aprimoramento de seus controles, processos e mapeamentos, para desenvolver um trabalho com qualidade, zelo e em busca da excelência", complementa Dilma.

Benefícios

A implantação de um Sistema da Gestão da Qualidade oferece, além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para a empresa. Quem consegue obter o selo de qualidade alcança um aprimoramento dos processos internos e da estrutura e recebe capacitação e atualização profissional. Isto porque entre os benefícios estão: o aumento do nível de organização interna da empresa; a possibilidade de conhecer e melhorar os processos importantes para a conformidade do serviço; avanço no controle da direção e da produtividade; melhorias na transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de competências o que gera redução dos custos com retrabalho; aumento da competitividade, com custo mais baixo. Estes fatores proporcionam uma melhoria contínua nos serviços prestados, o que se transforma em diferencial de mercado para estes escritórios de contabilidade.

Avaliação da empresa

EmpresaTão importante quanto conseguir ter o selo de qualidade é conseguir mantê-lo, já que constantemente a empresa é avaliada para testar se o comprometimento e o padrão de qualidade são mantidos. Para este processo, o escritório certificado deve encaminhar para a secretaria do PQEC o requerimento de manutenção relativo ao seu módulo no programa e cumprir pontuação mínima prevista no quadro de requisitos.

Empresas certificadas

De acordo com dados do mercado, apenas 13% das organizações contábeis brasileiras são certificadas por algum programa de qualidade. No Estado de São Paulo, no ano em que o programa foi criado, cerca de 134 empresas receberam a certificação. Atualmente, 457 empresas contábeis têm o selo de qualidade. Montante ainda pequeno, se considerar que o Estado de São Paulo tem, hoje, aproximadamente 20 mil escritórios de contabilidade, mas também um indicador de que a busca pela qualificação profissional está cada vez mais presente no cotidiano destes escritório. "Vemos um aumento constante no número de empresas que buscam a certificação. Cresce cerca de 20% a cada ano", destaca o diretor financeiro do Sescon-SP.PQEC. O Programa de Qualidade de Empresas Contábeis do Sescon-SP existe desde 2005 e tem o objetivo de promover a formação continuada das empresas.

Estados

Além de São Paulo, outros estados também apresentam selo de qualidade, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul . ISO 9001. Tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes