CNH Social pode se tornar um programa nacional; veja quem tem direito

O Programa CNH Social já existe em cinco estados. O Projeto de Lei prevê a extensão da emissão da habilitação de graça para todo o país.

A CNH Social é um programa de emissão da Carteira Nacional de Habilitação, de maneira gratuita. Contudo, somente alguns estados brasileiros possuem o projeto para pessoas de baixa renda. O Projeto de Lei 3.904/2019 prevê a extensão do benefício para todo o país. O PL seguem em tramitação, como prioridade de votação, na Câmara dos Deputados desde agosto de 2019.

O relator da proposta, o deputado Emerson Petriv (PROS-PR) defende que "para as camadas mais pobres da população a CNH constitui uma oportunidade a mais de conseguir emprego, de exercer uma atividade econômica".

Além disso, o deputado, também conhecido como Boca Aberta, disse: "o custo com aulas, exames, prova de direção e outros custos administrativos, tem constituído impedimento para esta parte da população acessar os serviços de habilitação".

Sendo assim, o Projeto de Lei deve ser analisada e aprovada pela Coordenação de Comissões Permanente (CCP). Mas também por órgãos federais como Viação e Transportes, Finanças e Tributação e Constituição de Justiça e Cidadania.

CNH Social

A CNH Social é um programa para a emissão da primeira via do documento. Contudo, somente cinco estados possuem o programa como política estadual, são eles: Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Assim como já acontece nessas regiões, o Projeto de Lei prevê a gratuitidade somente para a primeira habilitação, sem garantia de  renovação da CNH sem tarifas. Além disso, o programa tem como público:

  • Jovens com idade igual ou superior a 18 anos;
  • Pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos;
  • Desempregados há mais de um ano;
  • Pessoas inscritas no CadÚnico; ou
  • Beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal.

Sendo assim, se aprovada, a CNH Social será instituída nos demais estados por meio de parcerias com o governo, com convênios por exemplo. O Projeto de Lei não declara a obrigatoriedade da existência do programa nos estados ou nos munícipios.

 

Leia também

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes