'Coisa de retardado', diz nora de Bolsonaro sobre movimento antivacina

O assunto viralizou porque o presidente Bolsonaro se mostrou ser um aliado do movimento antivacina, falando que a vacina contra a Covid-19 não será obrigatória no país

Mãe de primeira viagem, a nora do presidente da República, a psicóloga Heloísa Bolsonaro, chamou o movimento antivacina de ‘coisa de retardado’. Ao ser questionada por uma seguidora, em seu Instagram, nesta terça-feira (24), se ela daria vacina à filha de dois meses, a esposa de Eduardo, o zero dois, sem pestanejar, respondeu a pergunta com intensidade.

O que é o movimento antivacina?

A pergunta da seguidora foi: “Oi Geórgia toma/tomou vacinas? O que você acha do movimento antivacina?". Em seguida, Heloísa respondeu: "Geórgia toma e tomará todas vacinas para cada fase. Não sabia que existia um movimento antivacina, mas agora sabendo, só pode ser coisa de retardado. Depois quando o filho tiver uma doença, quero ver ele agradecer aos pais por terem poupado ele da dor do 'pic'. Pqp né?! Por essas e outras a gente vê a volta de doenças antes erradicadas".

Heloisa bolsonaro critica movimento antivacina dizendo que é 'coisa de retardado'
Pergunta da seguidora e resposta da nora do presidente bolsonaro no stories do instagram (foto: reprodução/instagram)

Sem querer, o assunto viralizou nas redes sociais, dizendo que a nora do presidente não aprova o movimento.

O presidente e a vacina

A opinião da nora do presidente viralizou porque em setembro deste ano, Bolsonaro se colocou a favor do movimento antivacina, dizendo que “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”.

Na época, a fala dele foi dada a uma apoiadora que pediu para ele não “deixar fazer esse negócio de vacina” contra o coronavírus porque era “perigoso”. A  declaração foi durante criticada por técnicos da saúde.

Nesse mesmo período, o presidente disse que a vacina contra a Covid-19 “não será obrigatória e ponto final”. Dias depois, publicou que vacina obrigatória "só aqui no Faísca". A legenda acompanhava uma foto ao lado do seu cachorro no Palácio do Alvorada.

Isso ocorreu dias antes de ele entrar em embate com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ao fazer o Ministério da Saúde recuar na assinatura do protocolo de intenções para comprar 46 milhões de doses da CoronaVac, que está sendo testada no Brasil pelo Instituto Butantan.

Entenda mais sobre o movimento

Os antivaxxers, como são chamados os que repelem a vacinação, se insere nas guerras culturais que polarizam direita e esquerda mundo afora. No Brasil a esquerda caiu em cima de Bolsonaro, que até hoje, é um aliado do movimento.

Apesar de sempre existirem pessoas que desconfiem da eficiência e segurança das vacinas, os médicos acreditam que o estopim do movimento antivacina se deu quando um médio britânico publicou uma ‘fake news’ sobre o tema. Isso lá em 1998.

A vacinação é a maior conquista da humanidade no último século. Por meio dela, o mundo se manteve distante de doenças infectocontagiosas que já dizimaram populações, como tuberculose, malária e tifo. Em 2019, o movimento antivacina foi incluído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das ameaças globais à saúde.

No Brasil, o Ministério da Saúde é o principal responsável pelo abastecimento das vacinas juntos aos Estados da federação. Segundo a OMS, as vacinas evitam entre 2 a 3 milhões de mortes por ano

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes