Eleições 2020: eleitor terá que higienizar as mãos antes e depois de votar

Eleitores precisão, entre outras medidas, comparecer aos locais de votação de máscara e terão que higienizar as mãos antes e após o voto.

Eleições 2020 - O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (1º) aprovou hoje a inclusão de medidas de prevenção a covid-19 entre as normas eleitorais para as eleições municipais de 2020, que ocorrerão em novembro. As regras estão previstas no Plano de Segurança Sanitária definido pelo próprio TSE e passam a ser obrigatórias durante a votação.

Entre as normas adotadas para as eleições de 2020, é necessário que todos os eleitores compareçam às urnas de máscara e higienizem as mãos com álcool gel antes e depois de votar.

O horário de votação foi expandido e será das 7h às 17h. Mesários receberão treinamento remoto.

Além disso, também será possível justificar a ausência às urnas por meio de um aplicativo, o "e-título".

Originalmente planejadas para outubro, as eleições para prefeitos e vereadores foram adiadas devido à pandemia do novo coranavirus. Assim como em outros anos, esta eleição contará com diversos candidatos famosos.

Segurança nas eleições

Uma série de equipamentos foram doados para a realização das votações neste ano.

Ao todo, 30 empresas privadas contribuíram com 9 milhões de máscaras descartáveis, 100 mil litros de álcool gel para os mesários,  2,1 milhões de marcadores de distanciamento, que serão colocados no chão, 1,8 milhões de viseiras plásticas e 1 milhão de litros de álcool gel para eleitores.

Mesários e eleitores com sintomas da covid-19 não devem comparecer aos locais de votação e poderão justificar sua ausência na Justiça Eleitoral.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes