Eleições 2020: prazo para Prestação de Contas Final encerra dia 15 de dezembro

Os candidatos que não foram eleitos, e seus respectivos partidos, terão de 7 de janeiro até 8 de março para apresentar a prestação de contas final

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (19) a aprovação da alteração dos prazos para envio da prestação de contas final dos candidatos e partidos que participaram da Eleições 2020. As datas são diferentes para os candidatos que foram eleitos e os que não foram. Confira!

Prazo da prestação de contas para eleitos

Conforme os novos prazos no calendário eleitoral, os candidatos, e seus respectivos partidos, que forem eleitos para o cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador até o terceiro suplente, devem apresentar a prestação de contas final até o dia 15 de dezembro. A data foi pensada para que os documentos possam ser analisados a tempo da diplomação, que deve ocorrer até 18 de dezembro.

Candidato não eleitos e seus partidos

Os candidatos que não foram eleitos no primeiro turno das eleições 2020, ou não forem eleitos no 2º turno, terão o prazo maior para prestar contas de suas atividades durante a campanha. A data se estende do dia 7 de janeiro até 8 de março para apresentar a documentação que comprove tudo o que foi arrecadado e gasto na campanha.

De acordo com o TSE, a nova data foi alterada "em razão do cenário excepcional decorrente da pandemia da Covid-19 e tendo em vista o novo calendário eleitoral instituído pela Emenda Constitucional 107 de 2020."

A norma aprovada possibilitará que cada Tribunal Regional Eleitoral cumpra com as regras de prevenção ao Covid-19, pois após a entrega dos documentos pela mídias eletrônicas, há atendimento presencial. Desta forma, uma data mais prolongada e diferente não ocasionará aglomeração de pessoas. Cada TRE poderá estabelecer regras para o atendimento presencial, como agendamento prévio e limite de pessoas.

Da mesma forma que na prestação parcial de contas, os dados da prestação final de cada candidato será divulgado pelo TSE na plataforma do DivulgaCandContas. Veja o passo a passo de como consultar!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes