12 de outubro é feriado ou não? Dia de Nossa Senhora e das crianças

Dia 12 celebra-se Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças

Todos os anos, no dia 12 de outubro o Brasil celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, já que o país é um dos mais católicos do mundo. Mas afinal, é feriado ou ponto facultativo? A data também comemora o Dia das Crianças.

+ dia 11 de outubro é feriado

Por que dia 12 de outubro é feriado?

O dia 12 de outubro de 2023, quinta-feira, é um feriado nacional em todo o Brasil, garantido por lei. A data celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. A data foi instituída em 1980, pela Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980. Nesse dia, é comum que igrejas e paróquias de todo do Brasil realizem comemorações e missas em homenagem à Santa, assim como coroações.

O feriado nasceu com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, no interior de SP, em 30 de junho de 1980. Assim, o General João Batista Figueiredo - presidente do país durante a Ditadura Militar - sancionou a lei que declarava a data como feriado nacional.

A data também comemora o Dia das Crianças no Brasil, mas sem força de feriado. A homenagem existe desde o dia 5 de novembro de 1924, quando o presidente Artur Bernardes oficializou 12 de outubro como o Dia das Crianças.

Neste dia 12, repartições públicas de todo o Brasil não tem expediente, com excessão dos servições de urgência. Bancos também não abrem. Em diversas cidades pode haver o chamado "feriado emendado", já que dia 13 de outubro cai em uma sexta-feira.

Mas calma porque ainda tem mais feriadão pela frente:

28/10 (sábado): Dia do Servidor Público - Ponto Facultativo

20/11 é comemorado o Dia da Consciência Negra, mas essa data só é considerada feriado em alguns locais do Brasil, fica a critério de cada município.

02/11 (quinta-feira): Dia de Finados - Feriado Nacional

15/11 (quarta-feira): Dia da Proclamação da República - Feriado Nacional

20/11 (segunda-feira): Dia da Consciência Negra

25/12 (segunda-feira): Natal - Feriado Nacional

História de Nossa Senhora Aparecida

A história conta que na madrugada do dia 12 de outubro de 1717, três pescadores brasileiros partiram para as águas do rio Paraíba, que cortava sua aldeia. Eles foram encarregados de fornecer o peixe para o banquete que seria realizado alguns dias depois na aldeia de Guarantinguetá por ocasião da visita do Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais , enquanto viajava para a cidade de Vila Rica.

Os três pescadores – Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves – não tiveram sorte naquela manhã; eles estavam pescando há horas sem pegar nada. Estavam quase desistindo, quando João Alves decidiu tentar mais uma vez. Ele lançou sua rede no rio e começou a puxá-la lentamente. Havia algo ali, mas não era um peixe... parecia ser um pedaço de madeira.

João lançou mais uma vez a rede na água e, puxando-a, encontrou outro pedaço de madeira que provou ser a cabeça da estátua. Como que em resposta a um estranho instinto, ele lançou sua rede pela terceira vez no rio. Quando ele tentou puxá-lo, descobriu que estava cheio de peixes. Agora seus companheiros também lançaram suas redes e também se viram sobrecarregados com uma abundância de peixes.

Ao longo dos dias seguintes, os três pescadores limparam e remontaram a estátua, e Filipe Pedroso colocou-a na sua humilde morada. Logo depois, a notícia da pesca milagrosa se espalhou para as aldeias vizinhas, e a cada dia mais de seus conterrâneos vinham honrar a Santíssima Virgem e rezar o Rosário. Deram-lhe o nome de “ Nossa Senhora da Conceição Aparecida ”, ou seja, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Com o passar do tempo, a multidão tornou-se tão grande que não havia mais espaço na pequena cabana. Foi construída uma pequena capela e, posteriormente, em 1737, uma maior. Logo as testemunhas começaram a falar de muitas graças que foram recebidas de Nossa Senhora, e dos muitos milagres que aconteceram no santuário.

Em 1846 começaram as obras de uma nova igreja, que foi concluída em 1888. Em 1904, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi coroada por ordem do Papa São Pio X.

Nossa Senhora Aparecida foi declarada padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI em 1929. A festa de Nossa Senhora Aparecida é um feriado nacional no Brasil desde 1980.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes