Dia 11 de outubro é feriado, mas não é nacional

No dia 11 é feriado de criação do Estado de Mato Grosso do Sul

No dia 11 de outubro de 2023, quarta-feira, os sul-mato-grossenses vão comemorar os 46 anos de criação do estado, a partir da divisão de Mato Grosso. A data ainda pode ser pouco difundida no restante no Brasil, mas é um feriado local que antecede o Dia de Nossa Senhora Aparecida e, por isso, a população da região costuma aproveitar um verdadeiro feriadão prolongado.

Dia 11 de outubro é feriado da divisão do estado

O Estado de Mato Grosso do Sul, localizado no Centro-Oeste do Brasil, celebra divisão do estado no dia 11 de outubro, que ocorreu em 1977. Antes, a região pertencia ao estado do Mato Grosso. Com a divisão, a cidade de Campo Grande passou a ser a capital do novo estado.

A divisão no dia 11 de outubro ocorreu por decreto do governo federal, do então Presidente-General Ernesto Geisel, que enfrentava dificuldade em promover o desenvolvimento econômico na região por causa da grande extensão de Mato Grosso. Criou-se então o Estado de Mato Grosso do Sul, constituído de 55 municípios agrupados e 07 microrregiões homogêneas. Nenhuma das populações envolvidas foi consultada a respeito da divisão.

Como é feriado, repartições públicas ficam fechadas e o comércio pode apresentar novo horário de funcionamento. Já no restante do país, a data é véspera do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Como cai em uma quinta-feira é esperado que diversas cidades optem por emendar o feriado.

+ Nova Primavera fica onde? Novela é gravada em MS

Quando é o próximo feriado nacional?

O brasileiro vai ter um feriado nacional no dia 12 de outubro, uma quinta-feira, portanto, passível de emenda. De acordo com a portaria lançada pelo Ministério da Economia em dezembro do ano passado, neste ano ainda há 3 feriados nacionais até o fim do ano.

2 de novembro: Finados (feriado nacional);

15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);

25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

Dia do Servidor Público é feriado em SP em 2023?

Dia do Servidor Público em SP é ponto facultativo, de acordo com o art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Embora não seja feriado, as repartições públicas, exceto as que desempenham atividades essenciais, costumam suspender os atendimentos. A data é comemorada no dia 28 de outubro.

Mas qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

O ponto facultativo é um ato administrativo que dispensa o trabalhador do serviço público nas esferas municipais, estaduais e federais. No entanto, serviços considerados essenciais ao público seguem funcionando, mas é preciso se atentar aos horários, porque pode haver alterações.

No caso de feriado, a diferença é que a data só pode ser considerada feriado se estiver prevista em lei municipal, estadual ou federal.

Agora, se você trabalha na iniciativa privada e está em dúvida, veja só: o Dia do Servidor Público em SP é considerado ponto facultativo apenas nas repartições públicas, quando o Governo ou a Prefeitura, decretam.

A data só é válida para servidores públicos, ou seja, dia 28 de outubro não é considerado, legalmente, como feriado para trabalhadores da iniciativa privada.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes