Extrato do FGTS: saiba como consultar os valores da sua conta

O saldo em conta pode ser consultado através da internet, pelo aplicativo ou site da Caixa. Trabalhador também pode receber as informações por mensagem ou e-mail

Os trabalhadores registrados no regime CLT possuem o direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Assim, foi criado para auxiliar funcionários demitidos sem justa causa. Nele, o empregador deve depositar uma porcentagem do salário bruto mês a mês e o valor fica disponível em conta, podendo ser feito o saque conforme as regras. A consulta do extrato do FGTS pode ser feita em diferentes lugares de maneira fácil.

Decerto, quem pode sacar o FGTS deve acompanhar o extrato do benefício  na Caixa Econômica Federal, que pode ser entregue no endereço residencial a cada dois meses. Além disso, o trabalhador pode consultar o saldo do benefício em agência Caixa ou pelo telefone, 0800 726 01 01. Contudo, também é possível consultar o FGTS pela internet.

 

1. Mensagens ou e-mail

A Caixa disponibiliza o serviço de mensagens via SMS informando sobre a regularidade dos depósitos e saldo do FGTS. O cadastro pode ser feito de forma simples e gratuita, e você recebe informações mensais sobre os depósitos feitos pelo empregador e o saldo atualizado, além de valores liberados para saque. A adesão deve ser feita pelo terminal de autoatendimento ou cadastrar o serviço no próprio aplicativo e site.

 

2. Site

É possível conferir os valores do seu extrato do FGTS através do site da Caixa Econômica Federal.

  1. Acesse o site da Caixa;
  2. Informe o número do seu NIS ou CPF e clique em "cadastrar senha";
  3. Aceite o regulamento e preencha os campos com os dados pessoais;
  4. Crie uma senha e você será redirecionado para a tela de login novamente;
  5. Preencha os campos e acesse.

 

3. Aplicativo

O aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, permite ver o extrato da conta. Assim, basta:

  1. Selecione "Primeiro acesso";
  2. Leia o regulamento e aceite as condições;
  3. Digite o número do NIS/PIS;
  4. Preencha o formulário com seus dados;
  5. Crie uma senha e cadastre;
  6. Ao ser redirecionado, entre com as credenciais recém-criadas.

 

Saque emergencial do FGTS

A liberação do FGTS aos trabalhadores foi uma das ações do governo para minimizar os impactos da pandemia. Assim, quem pode sacar o FGTS emergencial de até R$ 1.045, com o fim em dezembro de 2020, são aqueles que possuem carteira assinada e contas vinculadas ao fundo. Portanto, a liberação dos vai de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Então, o saque emergencial está sendo permitido fora das regras legais do FGTS devido à pandemia. Por fim, o calendário de pagamentos já está na rodada final dos ciclos, faltando apenas dois pagamentos. Aqueles que ainda terão a liberação do saque emergencial do FGTS:

  • Nascidos em novembro receberam o crédito em conta em 14 de setembro, e terão liberação de saques e transferências em 14 de novembro;
  • Nascidos em janeiro receberam o crédito em conta em 21 de setembro, e terão liberação de saques e transferências em 14 de novembro de julho.

 

Leia também:

Quem pode sacar o FGTS e quando? Conheça as regras do benefício

PL quer saque do FGTS a qualquer momento; entenda proposta

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes