VÍDEO: onde os astronautas da Artemis II pousaram e como foi

Os astronautas da missão Artemis II estão de volta à Terra.

Os quatro astronautas da missão lunar Artemis II da NASA retornaram à Terra esta noite, 10 de abril, amerissando no Oceano Pacífico às 21h07 (horáriode Brasília). A NASA planeja retirar os astronautas da espaçonave Orion um a um e, em seguida, transportá-los de helicóptero até um navio da Marinha dos EUA.

A reentrada é sempre uma das partes mais arriscadas de um voo espacial, mas isso era particularmente verdade para a Artemis II, porque o escudo térmico da Orion, a camada crítica que protege os astronautas de temperaturas extremas, tinha falhas de projeto conhecidas. Para reduzir os riscos para os astronautas, a NASA planejou uma trajetória modificada para a reentrada da cápsula: a Orion desceu mais rápido e em um ângulo mais acentuado para minimizar o tempo de exposição ao calor máximo.

Durante a missão Artemis II, com duração de 10 dias, a tripulação tornou-se a primeira equipe humana a viajar em direção à Lua em mais de 50 anos, estabelecendo um novo recorde de maior distância já percorrida a partir da Terra. Os astronautas também foram os primeiros a serem lançados no gigantesco foguete Space Launch System da NASA e a viajar a bordo da espaçonave Orion.

NASA on X (formerly Twitter): “Welcome home Reid, Victor, Christina, and Jeremy! 🫶The Artemis II astronauts have splashed down at 8:07pm ET (0007 UTC April 11), bringing their historic 10-day mission around the Moon to an end. pic.twitter.com/1yjAgHEOYl / X”

Welcome home Reid, Victor, Christina, and Jeremy! 🫶The Artemis II astronauts have splashed down at 8:07pm ET (0007 UTC April 11), bringing their historic 10-day mission around the Moon to an end. pic.twitter.com/1yjAgHEOYl

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes