IPTU e IPVA: saiba se é melhor pagar à vista ou parcelar

Nos pagamentos à vista são oferecidos descontos, que variam de acordo com o estado do país, no caso do IPVA, e de acordo com o município, para o IPTU.

Para quem tem casa própria ou carro, podem surgir dúvidas ao escolher entre pagar à vista ou parcelar o IPTU e IPVA. O Imposto Predial e Territorial Urbano e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores são cobrados no início de cada ano. Nos pagamentos à vista são oferecidos descontos, que variam de acordo com o estado do país, no caso do IPVA, e de acordo com o município, para o IPTU.

Em São Paulo, quem pagar o IPVA em cota única tem 3% de desconto. O primeiro vencimento ocorre hoje (07), para os veículos com placa de final 1. Ao passo que, na capital paulista, as informações de desconto no IPTU ainda não foram divulgadas e os pagamentos iniciam em fevereiro. Bem como, o valor do imposto não sofrerá alterações em relação ao ano passado.

Então, veja como escolher entre pagar à vista com desconto ou em parcelas sem apertar o orçamento, de acordo com a sua situação financeira.

Pagar à vista ou parcelar o IPTU e IPVA?

A escolha entre pagar esses impostos à vista ou em parcelas muda de acordo com a situação de cada cidadão. Para quem está endividado, por exemplo, a recomendação é pagar em parcelas. Vejas as situações:

  • Pagamento à vista

De maneira geral, o pagamento à vista do IPTU e IPVA é mais vantajoso, levando em consideração os descontos oferecidos para quem paga em cota única. Para quem já poupou dinheiro pensando nesses impostos do início do ano, a escolha é pagar de uma vez só.

A mesma decisão vale para quem tem uma vida financeira confortável e consegue pagar à vista sem comprometer o orçamento com outras despesas. Para quem tem reserva financeira, o ideal é que ela seja maior que o valor dos impostos, com o objetivo de ter dinheiro guardado para outros compromissos ou casos de emergência ao longo do ano.

Além disso, antes de tirar o dinheiro de alguma aplicação financeira para pagar os impostos à vista é preciso avaliar se o rendimento do investimento será menor que o desconto oferecido. E, se o mesmo está sujeito ao desconto do imposto de renda.

  • Pagamento parcelado

Então, o pagamento do IPVA e IPTU em parcelas é indicado para quem está endividado. Assim como para quem não guardou dinheiro e tem um orçamento mais restrito que o impede de pagar à vista.

Nessas situações, recorrer a um empréstimo para pagar à vista não é uma opção vantajosa. De modo geral, os juros de cartão de crédito e cheque especial são altos, e superam o valor do desconto no pagamento do imposto em cota única.

Ademais, para quem tem aplicação financeira em que o rendimento é maior que o desconto do IPTU e IPVA, a recomendação é escolher o parcelamento. Também é preciso verificar a quantia da reserva financeira. Afinal, não é uma boa alternativa pagar à vista e ficar sem dinheiro para arcar com outras despesas do dia a dia.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes