Uso de máscara no aeroporto: entenda o que muda em 2022

Nos últimos tempos, diversos locais tem dispensado a obrigatoriedade da proteção facial, a partir de decretos municipais e estaduais. Diante disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu esclarecer sobre o uso de máscara no aeroporto, por meio de uma nota técnica publicada na terça-feira, dia 9.  

Quais são as regras para o uso de máscara no aeroporto

Com a flexibilização determinada por diversas cidades e estados, a Anvisa esclareceu, por meio da nota técnica nº38/2022, sobre a questão do uso de máscara no aeroporto. No documento, a Agência analisa o atual cenário epidemiológico no país, e, a partir disso, estabelece orientações sobre a utilização do item de proteção nos ambientes aeroportuários. 

O uso de máscaras em ambientes fechados continua sendo uma recomendação por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) como medida de proteção à saúde, especialmente em locais com grande circulação de pessoas, como é o caso dos aeroportos. Assim, fica determinado que em áreas aeroportuárias onde o acesso não é controlado, como o saguão ou estacionamentos, deve-se adotar as medidas sanitárias que correspondam às recomendações das autoridades locais. 

Já onde o acesso é restrito e controlado, como as áreas de embarque, o ingresso por viajantes e funcionários deverá manter a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais. A Anvisa ainda destaca que o trânsito de viajantes nesses espaços concentra pessoas de diferentes origens, com diferentes perfis epidemiológicos, índices de transmissão, coberturas vacinais e flexibilização de medidas. Ainda, por serem ambientes onde não é possível a manutenção do distanciamento, o uso da proteção se faz necessário.

Locais como Maranhão, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rio de Janeiro já suspenderam a obrigatoriedade parcial ou completa da utilização do item de proteção em determinados ambientes. No entanto, a Agência reforça a importância dessa medida no controle da disseminação do Sars-CoV-2 e suas variantes, e a exigência do uso de máscara no aeroporto e aeronaves. 

Leia também: Uso de máscara no Rio de Janeiro: como funciona a partir de hoje

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes