Uso de máscara no Rio de Janeiro: como funciona a partir de hoje

Cidade do Rio de Janeiro suspende uso de máscara em lugares fechados

O prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em locais fechados no Rio de Janeiro. A decisão foi publicada nesta segunda-feira, dia 7, em edição extra do Diário Oficial do Município, e entra em vigor a partir de hoje, 8 de março. 

Como fica o uso de máscara no Rio de Janeiro?

Dois anos após o início da pandemia do coronavírus, o uso de máscara no Rio de Janeiro já não é mais obrigatório. Com a medida, a população fica desobrigada a utilizar máscaras faciais para o acesso e permanência no interior de estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, assim como os órgãos públicos municipais e os demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado. 

Conforme informado pelo Eduardo Paes via rede social, a medida segue a determinação do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), que recomenda o uso facultativo de máscaras em ambientes fechados e abertos na cidade. Com o avanço da vacinação, a capital fluminense tem registrado um cenário de queda no número de internações e no índice de positividade nos testes para Covid-19, assim como a menor taxa de transmissão da doença desde o início da pandemia.

Além disso, também foi determinado que não será mais necessário apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19, para entrar em estabelecimentos, quando o município atingir o índice de 70% da população adulta (maior de 18 anos) vacinada com a dose de reforço. 

Máscara rio de janeiro
Máscaras padrão n95 ou cirúrgicas apresentam maior eficácia contra o coronavírus - foto: fernando frazão/agência brasil

E como estão as outras capitais?

O Rio de Janeiro é a primeira capital do país a desobrigar por completo o uso de máscaras para proteção individual. Desde outubro do ano passado, já havia sido encerrada a obrigatoriedade da utilização ao ar livre. 

Ao redor do Brasil, cidades como São Luiz, Cuiabá e Belo Horizonte liberaram a circulação sem máscara apenas em ambientes abertos. Em São Paulo, o governo decidirá sobre a flexibilização do uso ao ar livre na quarta-feira, dia 9 de março.

O uso de máscaras é obrigatório em São Paulo desde 1º de julho de 2020. Desde então, a não utilização de máscaras em locais públicos prevê multas de R$ 552,71 por pessoa física e de R$ 5.294,38 por estabelecimento, conforme resolução estadual, pois estes devem prezar pela segurança dos seus colaboradores e consumidores.

Leia também: Proteção com duas máscaras bloqueia até 92,5% contra Covid, diz estudo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes