Líder, São Paulo pode abrir sete pontos de diferença para vice

Tricolor recebe o Botafogo nesta quarta-feira (7), em seu último compromisso em atraso neste Brasileirão; com empate entre Galo e Internacional, caso vença, São Paulo pode abrir sete pontos de diferença para os mineiros, segundo colocado.

O líder São Paulo encara o Botafogo na próxima quarta (9), no Estádio do Morumbi, em partida atrasada da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Às 21h30, a bola rola e ambos os clubes realizam seu último jogo em atraso na competição. Em momentos totalmente opostos, equipes tem objetivos diferentes no Brasileirão.

+ Libertadores: Conmebol define datas e horários das quartas de final

Como chega as equipes para o confronto?

Enquanto o São Paulo é líder do campeonato, com 47 pontos - quatro a mais que o vice Atlético Mineiro - o Botafogo possui apenas 20 pontos e amarga a 19ª colocação na tabela. No entanto, uma vitória são-paulina deixaria o time de Diniz com uma diferença de sete pontos para o segundo colocado. Em toda história do Brasileirão por pontos corridos, nunca um clube com uma diferença dessas para o vice, perdeu o título, nesta altura do campeonato.

A situação do alvinegro é preocupante. A última vitória da equipe no Campeonato Brasileiro, foi contra o Sport, mas na rodada 15. O confronto ocorreu em 11 de outubro, e de lá para cá, o Botafogo sofreu seis derrotas e dois empates.

Vivendo uma grande crise, o clube passou por uma mudança de técnico. Rámon Diaz foi anunciado no início de novembro, mas se quer comandou a equipe. Recuperando-se de um procedimento cirúrgico, sua comissão ficou à frente do clube, mas em três jogos, a diretoria do Fogão resolveu dispensar o grupo. Eduardo Barroca é o novo comandante, mas com Covid-19, não comandou a equipe na derrota para o Flamengo, no sábado (5).

Vindo de cinco derrotas seguidas, os cariocas estão há cinco pontos do Sport, primeiro time fora do Z-4.

Com derrota para o flamengo, botafogo chegou à quinta derrota consecutiva
Com derrota para o flamengo, botafogo chegou à quinta derrota consecutiva (foto: vitor silva/botafogo)

Daniel Alves desfalca líder São Paulo

Para o confronto de quarta-feira (9), o Tricolor não contará com seu camisa 10, Daniel Alves. O atleta recebeu seu terceiro cartão amarelo, na partida contra o Sport no domingo (6), e desfalcará a equipe. Tchê Tchê deve ocupar a vaga do meia.

Sem seu jogador mais experiente, o desempenho do São Paulo, líder do Brasileirão, cai. O aproveitamento do São Paulo é de 62,2%, no entanto sem Dani Alves, esse número cai para 50%. O jogador é um dos que mais atua dentro de campo. Até hoje, ele foi substituído apenas duas vezes na temporada - uma por lesão contra o Athletico Paranaese e outra contra o Binacional, quando a equipe já goleava o rival.

Com Alves em campo, o São Paulo jogou 38 partidas, mas venceu 20, empatou 11 e perdeu apenas sete. Entretanto, sem seu capitão, a equipe fez 10 jogos, com quatro vitórias, três empates e três derrotas.

Daniel alves desfalcará spfc, mas retorna para o clássico contra o corinthians
Daniel alves desfalcará spfc, mas retorna para o clássico contra o corinthians (foto: thiago rodrigues/ofotografico/gazeta press)

Botafogo tem seu pior desempenho em número de vitórias no Brasileirão

Já o Botafogo não deve ter seu técnico à beira do gramado. Afastado logo depois de testar positivo para Covid-19, Eduardo Barroca permanece em isolamento social. O lateral esquerdo Victor Luís também não estará disponível para o confronto. O camisa 6 foi expulso no clássico contra o Flamengo e cumprirá a suspensão na partida do dia 9.

Para se manter na primeira divisão, o Botafogo precisa de pelo menos oito vitórias nas próximas 15 rodadas. O número representa mais que o dobro do que a equipe conseguiu até aqui no campeonato. No total, o Alvinegro venceu apenas três jogos, mas dos três triunfos, dois foram contra equipes da parte de cima da tabela - Palmeiras e Atlético Mineiro. Os outros três pontos a equipe conquistou contra o Sport.

Ademais, o desempenho do Botafogo é o pior, em número de vitórias, em toda sua história no Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Antes de 2020, o ano com menos vitórias até a 23ª rodada foi em 2009, quando a equipe conquistou quatro triunfos. Naquela ocasião, a equipe terminou o campeonato em 15ª, com 47 pontos, após uma arrancada na reta final.

Em crise, botafogo precisa vencer pelo menos oito jogos dos 15 que tem no brasileirão
Em crise, botafogo precisa vencer pelo menos oito jogos dos 15 que tem no brasileirão (foto: reginaldo pimenta / o dia)

Próximos jogos

Após o confronto de quarta (9), o Tricolor volta a campo no domingo, às 18h15, para o Clássico Majestoso, contra o Corinthians. O duelo acontece na Neo Química Arena, e o São Paulo buscará continuar líder.

Já o Botafogo, assim como o São Paulo, não terá vida fácil. O Alvinegro encara o Internacional, no sábado (12), às 19h, no Beira-rio.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes