Covid-19: hospitais particulares de São Paulo tem fila de espera

O índice de infecção da Covid-19 aumentou 13,9%, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O reflexo disso é a atual situação dos hospitais em SP, tanto públicos e privados registram leitos e UTI lotados e filas de espera para internação causada pela doença.

A capital paulista bateu recordes no número de internações, casos e mortes causados pela Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou que o índice de infecção pelo novo coronavírus aumentou de 13,9%, e os números não param de subir. Isso faz com que a dúvida e a preocupação surjam em como está a situação dos hospitais particulares de São Paulo.

Ainda de acordo com o órgão oficial, atualmente 70% dos leitos de UTI da rede municipal, estão ocupados. Por isso, a capital regrediu de fase no Plano São Paulo, que passa para a laranja já a partir desta sexta-feira (26/02), e também adota o toque de recolher, que vale entre 23h e 5h em toda a cidade.

Uma reportagem do Estadão registrou a opinião de diversos especialistas sanitários, que afirmaram que além das novas variantes e mutações da Covid-19, as aglomerações e festas que tomaram conta da cidade nas últimas semanas, principalmente pelo feriado de Carnaval, contribuíram para tal situação, prestes a beirar o colapso. No sistema privado de saúde isto já é uma realidade.

Situação dos hospitais particulares de São Paulo

Situação dos hospitais em sp
(foto: agência brasil/rovena rosa)

Segundo informou uma publicação do O Globo nesta sexta-feira (26/02), o SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo) divulgou um levantamento que mostrou números preocupantes, sendo eles:  81% dos hospitais privados estão com ocupação de leitos entre 80% e 100%.

Cerca de 80 hospitais da rede privada, que representam 21% dos particulares que atendem casos de Covid, foram escutados para a pesquisa. A enquete também mostrou que 91% dos hospitais ouvidos responderam que houve aumento de internações nos últimos 10 dias.

Um ano de pandemia em SP

Na data que marca um ano desde que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado na capital, a situação dos hospitais em SP chegaram a atingir números alarmantes. Ainda de acordo com a reportagem do O Globo, hospitais de ponta como o Israelita Albert Einstein, atingiu 100% de ocupação e registra fila de espera.

O Einstein informou que 141 pessoas estão internadas com Covid-19, e 70 delas estão na UTI. O recorde de internações, desde o início da pandemia, aconteceu também na última quinta-feira (25/02). No Sírio Libanês, a situação não é muito diferente. De acordo com a coluna do Lauro Jardim, 22 pessoas esperam na fila para UTI, todas em decorrência da Covid.

Já o HCor, outro hospital particular renomado em SP, também registrou um aumento de 4% de pacientes internados pela doença. A média foi realizada nos últimos 14 dias. E em meio à situação preocupantes dos hospitais, a Secretaria Municipal do SP relembrou que o primeiro caso na capital foi confirmado há exato um ano, 26 de fevereiro de 2020.

A reportagem do O Globo também entrevistou o especialista Wallace Casaca, um dos idealizadores da plataforma de pesquisa InfoTracker, desenvolvida por cientistas de dados da USP e da Unesp. Casaca afirmou: "É muito provável que o sistema de saúde paulista não suporte tamanho aumento na demanda".

Uma análise feita pela InfoTracker mostrou também um aumento de 14% no número de internações em SP nos últimos 7 dias. Enquanto nas enfermarias o salto foi de 18%., e nas UTIs de 10%.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes