50 países se comprometem com a proteção de 30% das terras e oceanos do planeta

Coalizão diz que comprometimento é a chave para prevenir extinções em massa e garantir a proteção do meioambiente.

Uma coalizão de 50 países se comprometem com a proteção de quase um terço do planeta até 2030. O objetivo é deter a destruição do mundo natural, bem como retardar a extinção da vida selvagem.

A High Ambition Coalition (HAC), que reúne países de seis continentes, fez a promessa de proteger pelo menos 30% da terra e dos oceanos do planeta antes da cúpula One Planet em Paris. O presidente da França, Emmanuel Macron, é o organizador da cúpula.

De acordo com os cientistas, as atividades humanas estão provocando a sexta extinção em massa da vida na Terra. Além disso, a produção agrícola, mineração e poluição ameaçam o funcionamento saudável dos ecossistemas que sustentam a vida.

No anúncio, o HAC afirmou que proteger pelo menos 30% do planeta até o final da década é fundamental para evitar extinções em massa de plantas e animais. Bem como garantir a produção natural de ar e água limpos.

 

50 países se comprometem
Imagem: reprodução / pexels

50 países se comprometem com a proteção do meioambiente

O compromisso provavelmente será o principal objetivo do “Acordo de Paris para a natureza”. Este terá sua negociação feita na Cop15 em Kunming , China, ainda este ano.

O HAC disse esperar que os compromissos iniciais de países como Colômbia, Costa Rica, Nigéria, Paquistão e Canadá garantam que constitua a base do acordo da ONU.

O ministro do meio ambiente do Reino Unido, Zac Goldsmith, disse: “Sabemos que não há caminho para combater as mudanças climáticas que não envolva um aumento maciço em nossos esforços para proteger e restaurar a natureza. Assim, como co-anfitrião do próximo Climate Cop, o Reino Unido está absolutamente comprometido em liderar a luta global contra a perda de biodiversidade. E, temos orgulho de atuar como co-presidente da High Ambition Coalition”.

“Temos uma enorme oportunidade na conferência sobre biodiversidade deste ano na China para firmar um acordo. E, assim proteger pelo menos 30% da terra e dos oceanos do mundo até 2030. Tenho esperança de que nossa ambição conjunta irá conter o declínio global do ambiente natural, tão vital para a sobrevivência do nosso planeta”, acrescentou.

Fonte The Guardian
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes