Brasil fica de fora de cúpula da ONU em evento sobre reações climáticas

A lista da ONU inclui mais de 70 países e a União Europeia. Brasil, México e Estados Unidos ficaram de fora do evento.

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta quinta-feira (10), a lista dos chefes de estados de 70 países, incluindo a União Europeia que foram convidados para participar da reunião preparatória da próxima Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudanças no Clima. O evento virtual será realizado neste sábado (12).

Foram chamados os países que apresentaram metas ambiciosas a para cumprirem o compromisso de zerar as emissões de carbono até a metade do século 21, previsto no Acordo de Paris.

Veja os países convidados pela ONU

Nas Américas, Uruguai Argentina, Colômbia, Peru, Belize, Cuba, Costa Rica, Equador, Jamaica, Guatemala, Honduras, Panamá e Canadá vão marcara presença no palco virtual do evento.

A União Europeia e os grandes poluidores asiáticos, como a China, também estão entre os convidados do Climate Ambition Summit.

Países excluídos do evento da ONU

Além do Brasil, os grandes poluidores mundiais que ficaram de fora são México e os Estados Unidos.

  • Museu do meio ambiente do Brasil dará lugar a hotel de luxo? Entenda a ideia

Má repercussão

Ao site G1, o secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini, diss que a rejeição ao governo brasileiro na Cúpula da Ambição Climática 2020, se dá após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles anunciar novas metas do país no Acordo de Paris. “Nos tornamos indesejados em uma agenda que deveríamos ser líderes. O governo Bolsonaro tanto fez contra o meio ambiente e contra o clima do planeta, que se tornou uma espécie de presença tóxica nessas reuniões internacionais”, declarou.

Na questão Meio Ambiente o Brasil do governo Bolsonaro deixa a desejar. Este ano, por exemplo, foi considerado o ano que mais teve registros de fogo no Pantanal e com baixa fiscalização do  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O desmatamento da Amazônia também foi um dos assuntos que teve má repercussão sobre o Brasil mundo afora.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes