Brasileira está entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo de 2020

Andrea Marques de Almeida é diretora de finanças da Petrobras e aparece na lista da revista americana pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, a diretora de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, é a única mulher brasileira que aparece na lista da revista americana Forbes que listou as 100 mulheres mais poderosas do mundo.

Currículo - Andrea Marques de Almeida

Andrea que assumiu a estatal em 2019, ocupa a 77ª posição da lista. Segundo a revista, Andrea Marques de Almeida anunciou, no ano passado, o programa de venda de ativos da Petrobras, que prevê arrecadar em torno de US$ 20 bilhões para a companhia.

Ela atuou por 25 anos na mineradora Vale S.A e foi convidada a integrar o time da Petrobras com o objetivo de recuperar a imagem e credibilidade da empresa depois de denúncias de corrupção investigadas pela operação Lava Jato.

Entre 2015 e 2018, trabalhou na Vale Canada em Toronto, ocupando depois o cargo de gerente executiva de Tesouraria Global da Vale.

A única brasileira indicada pela Forbes a ser uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo, Andrea Marques de Almeida, é  formada em engenharia de produção com MBA em finanças pel o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (IBMEC-RJ).

Lista da Forbes

Já pelo décimo ano consecutivo, a chanceler alemã Angela Merkel é a mulher mais poderosa do mundo, segundo a Forbes. A primeira-ministra do país europeu é seguida pela presidente do Banco Central Europeu,  Christine Lagarde , e pela vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris. De acordo com a Forbes, a democrata é a primeira mulher negra e asiática eleita para compor a lista.

Além da brasileira Andrea Marques de Almeida, a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, encerra a lista da Forbes. Esta é a 17ª lista elaborada da Forbes. Entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo, a publicação apontou 21 ligadas à política e 39 ao setor empresarial.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes