CEO do Twitter sobre o banir Trump: 'foi a decisão certa'

Jack Dorsy, CEO do Twitter, usou usa conta na rede social para falar sobre a decisão de banir Trump da rede: “Não celebro e nem sinto orgulho”; Veja detalhes

Segundo Jack Dorsey, o CEO do Twitter, o banimento de Trump foi a decisão certa a se tomar no momento político que os Estados Unidos enfrentam. Em uma série de posts na rede social, Jack aproveitou para explicar que a inciativa foi tomada com base no que chamou de “melhores informações que tínhamos com base em ameaças à segurança física dentro e fora do Twitter”.

Jack também afirma que o país enfrenta uma circunstância extraordinária e insustentável, que os obrigou a investir esforços na segurança pública. Em suas palavras, “os danos off-line resultantes da fala on-line são comprovadamente reais e é isso o que impulsiona nossa política e aplicação acima de tudo”. O CEO do Twitter ainda diz que não comemora ou se orgulha da decisão de banir o presidente dos Estados Unidos.

Ainda sobre o banimento do presidente Trump, Jack Dorsey diz que proibição foi, em parte, uma falha do Twitter, que não fez o suficiente para promover um ambiente de “conversa saudável” em sua rede. O CEO acredita que o fato cria a oportunidade de reflexão sobre as operações da plataforma e o ambiente online.

 

A repercussão da medida contra Trump

 

Usuários da plataforma, líderes políticos e personalidades públicas se dividiram entre elogios e críticas pela ação contra a conta de Trump. A líder alemã Angela Merkel e o presidente do México, Andres Manuel López Obrador, por exemplo, se manifestaram contra a decisão do Twitter, embora nenhum deles seja aliado do presidente dos Estados Unidos.

Para Jack Dorsey, esse tipo de ação fragmenta o debate político e divide a sociedade, limitando a possibilidade de aprendizado. Ainda assim, a situação abre um precedente perigoso ao evidenciar o poder que um indivíduo ou empresa tem sobre uma parte das conversas públicas globais.

 

O Twitter não foi a única rede a banir Trump

O executivo da rede social continuo a reflexão afirmando que o Twitter é apenas uma pequena parte do debate público que ocorre na internet, e aqueles que não concordam com as suas regras, podem migrar para outros serviços da rede. As coisas se complicaram a partir do momento em que outras plataformas e redes sociais também decidiram suspender contas de Trump para evitar o risco de mensagens perigosas. Jack Dorsey nega que isso tenha sido uma ação coordenada, e diz que é provável que companhias chegaram às mesmas conclusões a partir da iniciativa dos outros.

Jack ainda afirma que o Twitter está fazendo sua parte para promover uma internet mais aberta e transparente, começando com o financiamento de um padrão aberto descentralizado para mídia social. O CEO acredita que é necessário examinar de forma crítica as inconsistências de sua política e aplicação: “Sim, precisamos ver como nosso serviço pode incentivar distração e danos. Sim, precisamos de mais transparência em nossas operações de moderação. Tudo isso não pode destruir uma internet global livre e aberta”.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes