China torna-se o segundo país a fincar uma bandeira na Lua

A China fincou sua bandeira na Lua, 50 anos depois que os EUA fincaram a bandeira americana em solo lunar.

A China fincou sua bandeira na Lua, 50 anos depois que os EUA fincaram a bandeira americana em solo lunar.

As fotos da Administração Espacial Nacional da China mostram a bandeira vermelha de cinco estrelas parada na superfície lunar sem vento.

A fotos foram feitas por uma câmera na sonda espacial Chang'e-5 antes de deixar a Lua com amostras de rochas na quinta-feira.

Duas missões lunares chinesas anteriores tinham bandeiras no revestimento das naves. Assim, nenhuma delas poderia ser afixada na lua.

Os EUA colocaram a primeira bandeira na Lua durante a missão da Apollo 11 em 1969. Além disso, cinco outras bandeiras dos EUA foram colocadas na superfície lunar durante as missões subsequentes até 1972.

Em 2012, a Nasa mostrou em imagens de satélite que cinco das bandeiras ainda estavam de pé. Mas, especialistas em reportagens da mídia dizem que é provável que elas tenham sido alvejadas pelo brilho do sol.

 

Bandeira na lua
Imagem: reprodução / bandeira na lua

China coloca bandeira na lua

O jornal estatal Global Times disse que a bandeira chinesa era um lembrete da "emoção e inspiração" sentidas durante as missões Apollo dos EUA.

A bandeira chinesa tem 2 metros de largura e 90 cm de altura e pesa cerca de um quilo.  De acordo com o líder do projeto, Li Yunfeng, todas as partes da bandeira receberam recursos como proteção contra baixas temperaturas.

"Uma bandeira nacional comum na Terra não sobreviveria ao severo ambiente lunar", disse o desenvolvedor do projeto, Cheng Chang.

 

Missão lunar

A missão Chang'e-5 é o terceiro pouso bem-sucedido da China na Lua em sete anos. Além disso, essa é a missão mais ambiciosa do país até o momento.

Assim, o veículo espacial coletou rochas e amostras de materiais lunares. Dessa forma, espera-se que esse material ajude os cientistas a aprender mais sobre a origem e a formação da lua.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes