Chuva de meteoros Geminídeas chega ao ápice hoje à noite

 A chuva de meteoros Geminídeas chega ao seu ápice nesta noite de segunda-feira em uma exibição deslumbrante de estrelas cadentes multicoloridas.

A chuva de meteoros Geminídeas chega ao seu ápice na noite de hoje (14).

Ela normalmente ocorre todos os anos entre 4 e 17 de dezembro. Contudo, deve chegar ao seu clímax nesta noite de segunda-feira em uma exibição deslumbrante de estrelas cadentes multicoloridas.

As diversas cores vêm dos elementos dos quais o meteoro é feito.

De acordo com a NASA , em seu pico, a chuva apresenta cerca de 120 meteoros por hora viajando cerca de 22 milhas por segundo.

A visibilidade deve ser ainda melhor este ano, porque o pico da chuva se sobrepõe a uma lua quase nova, resultando em céus mais escuros.

 

Chuva de meteoros geminídeas
Imagem: reprodução / unsplash

Chuva de meteoros Geminídeas

As geminídeas, que começaram a aparecer no século 19, são consideradas uma das melhores e mais confiáveis ​​chuvas de meteoros todos os anos, de acordo com a NASA.

A cada ano, a Terra passa por trilhas de detritos de partículas de cometas remanescentes. Bem como de pedaços de asteroides que colidem com a atmosfera e criam faixas coloridas no céu.

O evento é melhor visto à noite e antes do amanhecer, começando por volta das 22h, horário local no Hemisfério Norte.

Contudo, ele será visível em todo o mundo, desde que não haja nuvens para obstruir a visão.

De acordo com a American Meteor Society, a visão da chuva de meteoros geminídeas será melhor no hemisfério sul. Afinal, no verão há menos nuvens.

Você quer assistir a chuva, mas não quer sair de casa? A Nasa fará uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros em sua página no Facebook: NASA Meteor Watch.

Se você está em um local favorável para assistir a chuva,  o melhor horário para ver o fenômeno no Brasil é à 1h da manhã. Contudo, ainda será possível ver as geminídeas em outros horários hoje.

Fonte ABC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes