Chuvas de meteoros iluminarão céu nos próximos dias; veja as datas

Entre os dias 8 e 14, haverá seis chuvas de meteoros no céu

Quem sempre quis realizar um pedido para uma “estrela cadente” está prestes a conseguir. Isso porque as chuvas de meteoros que começaram neste domingo (6) vão continuar iluminando o céu nos próximos dias, segundo o site Climatempo. Então, quem não conseguiu fazer seu pedido, ainda terá outras oportunidades. 

Entre os dias 8 e 14 dezembro, serão seis chuvas de meteoros acontecendo. Cada uma delas poderá ser vista a olho nu, no entanto, a visibilidade será melhor em pontos onde não há poluição luminosa. Como as datas são próximas, o que poderá ser visto são vários riscos nas constelações de Unicórnio, Órion, Cão Menor, Hidra e Gêmeos. Veja as datas:

Monocerotids (MON) - 08/12/2020 - chuva de meteoros

O melhor dia para observar o fenômeno será em 8 de dezembro, por volta das 22h30. A previsão é de uma chuva de meteoros com dois por hora e magnitude de 3.0. Esta chuva acontecerá na constelação do Unicórnio.

Northern chi Northern chi Orionids (XOR) e Southern chi Orionids (XOR) - 10/12/2020

As próximas chuvas de meteoros serão a O chi Orionids Complex, que compreendem as Northern chi Orionids (XOR) e Southern chi Orionids (XOR). Elas poderão ser vistas por volta das 22h. do dia 10 de dezembro. A previsão é de 5 meteoros por hora, que vão ocorrer próximas da popular constelação das "Três Marias”. Como a velocidade destas estrelas cadentes é considerada baixa - 25 quilômetro por segundo - elas podem deixar rastros brilhantes no céu. 

“Estrela de Natal” se formará em dezembro após 800 anos; entenda

11 Canis Minorids - 10/12/2020 - chuva de meteoros 

O dia 10 de dezembro ainda será marcado por mais chuvas de meteoros. O 11 Canis Minorids também poderá ser visto a partir das 22h, com previsão de 5 meteoros por hora e magnitude incerta. O fenômeno vai acontecer na constelação Cão Menor e terá uma velocidade de 28 quilômetros por segundo. 

Sigma Hidrids (HYD) - 11/12/2020

O Sigma Hidrids poderá ser observado a partir da 1h da manhã, aproximadamente, do dia 11 de dezembro. A previsão é de 3 meteoros por hora, com magnitude de 3.0. Estas chuvas de meteoros vão acontecer na constelação de Hidra. A lua não tece atrapalhar a observação.  

Geminids (GEM) - 14/10/2020

As chuvas de meteoros conhecidas por Geminids são as que tem previsão de mais meteoros por hora. Ao todo, estima-se mais de 150, com magnitude de 2.6. O melhor horário para ver o fenômeno é à 1h da manhã do dia 14 de dezembro, no entanto, após às 23h do dia 13 de dezembro também é possível ter visibilidade dos Geminids, que ocorrerão na constelação de Gêmeos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes