Coreia do Sul registra mais mortes do que nascimentos

A Coreia do Sul registrou mais mortes do que nascimentos em 2020 pela primeira vez. Porém, isso soa um alarme de preocupação no país que já tem a menor taxa de natalidade do mundo.

A Coreia do Sul registra mais mortes do que nascimentos pela primeira vez. Porém, isso soa um alarme de preocupação no país que já tem a menor taxa de natalidade do mundo.

Apenas 275.800 bebês nasceram no país no ano passado, uma queda de 10% em relação a 2019. Bem como cerca de 307.764 pessoas morreram.

Assim, os números levaram o Ministério do Interior a pedir "mudanças fundamentais" em suas políticas.

Afinal, o declínio da população impõe enorme pressão sobre o país.

Além do aumento da pressão sobre os gastos públicos com o aumento da demanda por sistemas de saúde e pensões, o declínio da população jovem também leva à escassez de mão de obra que tem impacto direto na economia.

 

Coreia do sul registra mais mortes
Imagem: reprodução / pexels

Coreia do Sul registra mais mortes e preocupa

No mês passado, o presidente Moon Jae-in lançou várias políticas destinadas a abordar a baixa taxa de natalidade, que incluem incentivos em dinheiro para as famílias.

De acordo com o esquema, a partir de 2022, cada criança nascida receberá um bônus em dinheiro de 2 milhões de won ($ 1.850). O valor é para ajudar a cobrir as despesas pré-natais, além de um pagamento mensal de 300.000 won até o bebê completar um ano.

Além disso, o incentivo aumentará para 500.000 won todos os meses a partir de 2025.

A baixa taxa de natalidade, em grande parte, é porque na Coreia do Sul as mulheres lutam para alcançar um equilíbrio entre o trabalho e outras demandas da vida.

Além disso, muitas famílias dizem que preferem estabelecer uma carreira e vida financeira antes de ter filhos. Mas, as condições, aumento de preços e dificuldades fazem as famílias repensarem esses planos. Bem como argumentam que criar um filho no país é muito caro, mesmo com incentivo do governo.

"Para ter filhos, você precisa ter sua própria casa. Mas isso se tornou um sonho impossível na Coréia. É caro criar um filho. O governo fornecendo algumas centenas de milhares de wons extras não resolverá nossos problemas”, disse Hyun-yu Kim em entrevista à BBC.

Fonte BBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes