Debate americano: Coronavírus foi assunto principal de Trump e Biden

O segundo debate americano aconteceu na noite de quinta-feira (22), mesmo após 47 milhões de pessoas já terem votado antecipadamente. Reencontro foi menos caloroso que o primeiro e o assunto principal girou em torno da pandemia em razão da covid-19.

 Após um primeiro encontro caloroso, os candidatos à presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden, se reencontraram na noite desta quinta-feira (22) em novo debate americano. E o assunto que mais ganhou ênfase entre os opositores foi: coronavírus.

Durante um terço do tempo do debate das eleições EUA, Biden e Trump discutiram as medidas que deveriam ter sido tomadas e as que ainda poderão ser no combate a covid-19. O tempo estendido do assunto fez outros temas serem discutidos de forma menos enfática, como relações exteriores e questões raciais. Nessa quinta, os candidatos ao cargo máximo nos EUA tiveram um tom mais moderado em comparação ao primeiro debate – ao qual Trump discutiu até com o apresentador, na ocasião.

Este foi o primeiro encontro dos concorrentes após o presidente Donald Trump ser contaminado pelo coronavírus. Trump chegou a ficar internado, porém, foi autorizado pelos médicos a frequentar eventos públicos antes do fim de seu isolamento – gerando críticas. No reencontro desse dia 22 de outubro, o atual presidente afirmou durante o debate americano estar imune e disse ainda que a vacina estaria pronta até o final do ano, mas não especificou qual dos medicamentos em produção atualmente corresponderia esse cronograma. Ainda sobre a pandemia, Trump discordou do isolamento e defendeu a reabertura do país.

Os EUA são o país com maiores infecções e óbitos por covid-19 no mundo. Os dados apontam que há um aumento nas últimas semana – por exemplo, a Flórida, que atingiu essa semana seu maior número de casos, desde agosto. As autoridades médicas temem que, assim como na Europa, os Estados Unidos tenham uma segunda onda do vírus.  Segundo a Universidade Johns Hopkins, o país tem mais de 8 milhões de casos confirmados e mais de 200 mil mortes. Ontem, os Estados Unidos registraram 1.124 mortes pelo novo coronavírus, segundo a Universidade Johns Hopkins. O maior número de óbitos em 24 horas em mais de um mês.

Discussão sobre fim de serviço de saúde divide debate americano

Com a pandemia do novo coronavírus em alta ainda, com risco eminente de uma segunda onda de contágio, o atual presidente, Donald Trump manifestou durante o debate o desejo de acabar com o programa criado pelo ex-mandatário, Barack Obama, o Obamacare – serviço de seguro saúde que que forneceu cobertura médica para milhões de pessoas, inclusive durante a pandemia gerada pela covid-19. Já o rival de Trump, Joe Biden, afirma que, indo na contramão da opinião do candidato republicano, ele pretende ampliar o serviço.

As eleições norte-americanas acontecem dia 03 de novembro. Contudo, cerca de 47 milhões de americanos já registraram seus votos antecipadamente e a disputa segue incerta.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes