Que horas vai acontecer a super lua? Veja o horário

Saiba como assistir ao eclipse da Super Lua do dia 26 de maio de 2021.

A quarta-feira traz a “super lua” do ano e, além disso, um eclipse lunar total. Em outras palavras, em 26 de maio de 2021, a lua cheia entrará na sombra da Terra - e, quando a Lua não estiver na sombra do nosso planeta, ela aparecerá ainda maior e mais brilhante do que o normal.

Um eclipse lunar ocorre quando o sol, a Terra e a lua cheia se alinham. Durante o eclipse, a lua terá uma tonalidade avermelhada da luz do sol filtrada pela atmosfera da Terra, de acordo com a NASA .

Apenas uma faixa ao oeste do país conseguirá observar o eclipse parcial. Somente 4 capitais brasileiras conseguirão enxergar o fenômeno: Manaus, Campo Grande, Curitiba e Porto Alegre.

Outras 4 capitais - Belém, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo - vão poder ver o chamado "eclipse penumbral", que deixa a lua mais escura que o normal, ou seja, a lua não estará totalmente encoberta.

Não será possível observar o eclipse da das seguintes cidades:  São Luís, Fortaleza, Natal, Recife e Aracajú.

O que é uma super lua?

A Lua viaja ao redor de nosso planeta em uma órbita elíptica ou um círculo alongado. A cada mês, a Lua passa pelo perigeu (o ponto mais próximo da Terra) e apogeu (o ponto mais distante da Terra).

Quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra ou próximo a ela ao mesmo tempo em que está cheia, ela é chamada de "super lua". Durante este evento, como a lua cheia está um pouco mais perto de nós do que o normal, ela aparece especialmente grande e brilhante no céu.

Relacionado: Horóscopo de Maio de 2021: veja a previsão mensal dos signos

Que horas vai acontecer a super lua?

Dependendo de sua localização, você poderá ter um vislumbre de parte do eclipse da super lua de 26 de maio de 2021. O eclipse total no Brasil começará às 6h47 do horário de Brasília e deve durar 14 minutos.

Eclipse da super lua no brasil
4 cidades brasileirão não vão conseguir observar o fenômeno - foto: nasa

O que é um eclipse lunar?

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol e a Lua ocupam posições precisas em lados opostos da Terra. Durante este alinhamento, a Terra bloqueia parte da luz do Sol de atingir a lua cheia. Nossa atmosfera filtra a luz conforme ela passa, suavizando a borda da sombra do nosso planeta e dando à Lua um brilho profundo e rosado.

Se o eclipse da super lua não for visível na sua localização, você ainda pode explorar esse fenômeno segundo a segundo pelo canal Griffith Observatory ao vivo via YouTube .  

Luas cheias em 2021

Aqui estão todas as luas cheias restantes neste ano, conforme informa o Departamento De Astronomia Do Instituto De Astronomia, Geofísica E Ciências Atmosféricas. Horários de Brasília.

  • 26 Mai 2021 - 08:13
  • 24 Jun 2021 - 15:39
  • 23 Jul 2021 - 23:36
  • 22 Ago 2021 - 09:01
  • 20 Set 2021 - 20:54
  • 20 Out 2021 - 11:56
  • 19 Nov 2021 - 05:57
  • 19 Dez 2021 - 01:35

Leia também: Calendário astronômico de 2021: saiba quando observar o céu

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes