Eclipse Solar: saiba como assistir o fenômeno neste 14 de dezembro

O Eclipse Solar é um dos fenômenos mais esperados por admiradores da astronomia. Em SP, se o tempo colaborar, ele poderá ser visto às 14h05 desta segunda-feira

Um dos fenômenos mais aguardados por entusiastas da astronomia é esperado hoje, 14 de dezembro: o Eclipse Solar. Ele ocorre quando a Lua se interpões entre a terra e o Sol, ocultando, de forma total ou parcial, a sua luz.

A Nasa vai transmitir ao vivo o eclipse na América do Sul, a partir das 11h40 (horário de Brasília) do dia 14 de dezembro.

Horário do Eclipse Solar no Brasil

Aqui no Brasil, ele poderá ser visto parcialmente em algumas cidades até o fim da manhã e início da tarde. É o que diz o professor do departamento de astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), Roberto Costa. “No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%”, afirmou o professor à BBC News.

Segundo o professor, o eclipse parcial começará às 11h33 no horário de Brasília e terminará às 15h53.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o eclipse parcial terá início às 12h45, atingirá o seu ápice (32% de ocultação do disco solar) às 14h05 e será finalizado às 15h16.

Como assistir ao Eclipse Solar

Você deve se lembrar que, para assistir a um fenômeno natural como o Eclipse Solar, há algumas recomendações. Veja algumas orientações para poder observar o Eclipse Solar com segurança:

  • Usar óculos especiais (NÃO pode ser o escuro convencional, chapas de raio-X ou negativos de filmes)
  • Pode observar através de telescópios, binóculos e câmeras, mas apenas se estiverem com filtros adequados na objetiva ou abertura, que permitam ser direcionados ao sol.
  • Usar como filtro um vidro de soldador número 14 ou superio

Para uma boa visibilidade do Eclipse Solar é preciso ainda esperar uma ajudinha dos céus para que as nuvens não encubram o espetáculo.

Eclipse nas principais Capitais:

  • Porto Alegre:  estará 27°C  e o eclipse solar aparecerá às 13h51
  • Florianópolis: o tempo marca 25°C no ápice às 13h58
  • Curitiba: 26°C na hora do eclipse às 13h57
  • São Paulo: 29°C – o fenômeno pode ser visto às 14h05
  • Rio de Janeiro: 31°C – eclipse será às 14h14
  • Belo Horizonte: 28°C – eclipse será às 14h13
  • Brasília: 29°C no ápice, que será às 14h03
  • Salvador: 28°C e poderá ser visto às 14h30

Eclipse Solar em outros países

Em algumas regiões do Chile e Argentina será possível observar o eclipse em sua totalidade — quando o diâmetro aparente da Lua fica maior que o do Sol, bloqueando toda a luz solar direta.

Além do Chile e Argentina, o eclipse poderá ser apreciado parcialmente de vários outros países do continente, como Peru, Bolívia, Uruguai e Paraguai.

Já no Brasil, quanto mais ao sul, maior será a porção do disco do sol que será escurecida

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.