Eleições dos EUA: saiba como é feita a contagem de votos

Diferente de outros países, Eleições dos EUA serão definidas através dos Colégios Eleitorais. Outro ponto a ser considerado é que a votação no país americano não é obrigatória.

O sistema de votos das Eleições dos EUA é diferente do que outros países do mundo. Para a apuração final, o candidato não basta apenas ter número alto de votos, mas sim, quem conquista a maioria dos votos dos delegados dos colégios eleitorais. Nas eleições americanas de 2016, a opositora a Donald Trump, Hillary Clinton, teve a maioria dos votos, mas perder para o candidato republicano na contagem dos colégios eleitorais.

Decisão é dos Colégios Eleitorais

Os votos da população americana durante as Eleições dos EUA em cada estado servem para eleger delegados de Colégios Eleitorais - são eles quem representarão o candidato de preferido de seu Estado na escolha final do presidente. Este sistema de votos acontece desde 1954 nos Estados Unidos e possui 538 assentos - destes, cerca de 270 votos são necessários para se decretar um vencedor.

Contudo, a decisão final é absoluta e não proporcional: se o candidato X derrotar o candidato Y no Estado W por 55% contra 45% dos votos válidos, X obterá todos os representantes de W, enquanto Y não levará nenhum ao Colégio Eleitoral. O número de delegados dos Colégios Eleitorais vai de acordo com o número populacional do Estado, podendo ter mais ou menos candidatos. Por isso que, mesmo que Joe Biden tenha vantagem em estados decisivos contra Trump, somente após a apuração oficial o resultado final será dado.

Eleições dos EUA: voto é opcional

Outro ponto a ser relevado é que o voto nas eleições dos EUA não é obrigatório. Caso o cidadão opte por não comparecer para votar, não há qualquer prejuízo ou justificativa que o faça ter algum tipo de ônus. Por isso que os candidatos se mobilizam tanto em suas campanhas para que a população americana compareça no dia da votação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes